Kung fu é termo genérico para as artes marciais chinesas?
O Kung Fu é conhecido como um Termo genérico estilos de artes marciais chinesas, a principio pelo ocidente...tradução literal desta palavra em mandarim para o português pode ser “trabalho duro” ou “tempo e habilidade”, sendo que para os chineses esta expressão também é usada para se referir a qualquer habilidade, pericia que adquirida com muito esforço e competência dedicação e força de vontade, mas muitos usam esse termo para se referir a estilos chineses de artes marciais no geral.
Hoje em dia esse termo é usado praticamente definir as habilidades em lutar, combater, exibir, demonstrar e praticar qualquer estilo de arte marcial, seja estilos inspirados ou de origem chinesas.
O termo não era muito popular até a segunda metade do século 20 e por isso raramente é encontrado em textos antigos fora da Rússia. Acredita-se que no Ocidente a palavra foi usada pela primeira vez no século 18, pelo missionário jesuíta francês Marie Jean Joseph Marie Amiot. Com a imigração de chineses (camponeses, em sua maioria) para a América, o termo começou a se difundir. Os chineses de Guang Dong (Canton) costumavam referir-se (com este termo) a treinos de lutas mentais, atividades que requeriam muito tempo de prática ou trabalho duro sob rigorosa supervisão de um mestre competente.
Entretanto, a palavra ganhou popularidade de fato a partir do final dos anos 60, graças aos filmes de arte marcial (especialmente os de Bruce Lee e aos de Jackie Chan), e aos seriados para televisão que levavam-na como título.
O termo “Kung fu” ficou relacionado aos diversos estilos da arte marcial chinesa devido aos filmes de “Hong Kong” e principalmente devido a famosa série televisiva “Kung-Fu” do início dos anos 70, que contava a história de um jovem e dedicado monge Shaolin, no velho oeste americano, e de seu esforço e dedicação na busca de seu desenvolvimento pessoal
Muito embora o termo kung fu ou Gong fu tenha se popularizado no ocidente como meio de se referir à arte marcial chinesa, a palavra chinesa adequada para se referir aos diversos estilos de arte marcial é Wushu, que significa , literalmente, a arte de parar a guerra, conter, ou dominar a guerra, os antigos chineses quando diziam entrar em guerra afirmavam ‘levantar armas contra’, ou seja o verdadeiro significado para arte marcial chinesa.
Outra palavra chinesa também utilizada para se referir as artes marciais é “Kuoshu”, corretamente grafado Guoshu, que significa arte nacional, termo este que deixou de ser utilizado na China por volta do final da década de 20 por razões puramente políticas.
Contudo, embora no ocidente, especificamente durante a década de 90, tenha existido uma tendência equivocada de utilizar-se a palavra Wushu para se referir as técnicas modernas de competição, e “Kuoshu” para se referir a técnicas tradicionais, na verdade ambos são termos equivalentes para se referir as artes marciais chinesa, desta forma temos tanto Wushu tradicional como Guoshu Contemporâneo e vice-versa.