quarta-feira, 4 de abril de 2012

                           

            O QUE É ARTE MARCIAL CHINESA?


O Wushu   "kung fu",  é uma das artes márcias mais antiga do mundo, os primeiros indícios de artes marciais na china surgiram a 4700 anos atrás, nesses 47 seculos de existência o wushu enfrentou altos e baixos, acumulou milhares de técnicas e surgiram milhares de estilos. . Machados de pedra, facas e flechas foram desenterrados do período da China em recentes escavações. Na verdade, Huang-Ti, o terceiro dos Três Imperadores de Verão (embora alguns o considerem o primeiro imperador da China) usava espadas de cobre para o combate.  Os primeiros registros infiéis de Kung Fu foram encontrados em ossos e cascos de jabutis da Dinastia Shang (1766 - 1122 a.C.), embora acredita-se que o Kung Fu se desenvolveu muito antes disso. 


O Wushu é uma arte na China, mas chamar o Wushu de sistema de luta seria uma ofensa, pois como transcende as barreiras políticas e religiosas ao redor do globo é considerada uma arte não só da luta, mas a arte de se superar e de viver a arte do Wushu, sendo assim também um modo de viver. Seus estilos surgiram das observações dos animais e através de outras metodologias,  no entanto, ninguém sabe ao certo quando surgiu. 

 A história do Wushu é cheia de lendas e ciladas que tornam qualquer tentativa séria de transmitir uma história compreensiva e puramente factual quase impossível. 

 A principal razão para isto é que a história de uma pessoa é a lenda de outra. Há muito poucas provas documentadas para sustentar qualquer história de wushu, já que a maioria delas passa de pai para filho, oralmente, sem qualquer documentação escrita para comprovar. Se um relato for puramente lenda, será registrado como tal aqui. A hierarquia e a disciplina muito bem organizados refletem a sociedade chinesa, adversa do modo individualista ocidental..

Quando tentam passar historias milenares como a lenda do Tuchy-Foashy alguns aproveitadores da ignorância das pessoas, tentam ridicularizar o estilo.  Pois agora nesse blog vocês verão as formas desse estilo e suas técnicas e forma de treinamento sem a introdução de sua historia. Talvez só assim algumas pessoas entendam o significado da  palavra LENDA!!!



                              WUSHU ORIGEM


A discussão sobre a verdadeira origem das artes marciais chinesas não é mais uma incógnita; a despeito dos inúmeros fatos e personagens lendários relacionados com a história e as artes marciais chinesas, baseado em registros arqueológicos e históricos, é possível traçar uma linha sensata e coerente sobre a verdadeira origem do wushu. 

 Ch'uan fa, ou estilo do punho, como era chamado o WUSHU no começo, tornou-se muito popular, quando os guerreiros de Chou da China Ocidental derrotaram o monarca da dinastia Shang em 1122 a.C. Durante o período Chou, o  Shuai Jiao foi listado como um esporte militar juntamente com arco e flecha e corrida de carruagens. 

Existem indícios que o Shuai Jiao foi o primeiro estilo de wushu a se tornar uma luta esportiva que se tem registros na China. 

 O período de 770-481 a.C. foi chamado de Era da Primavera e do OutonoDurante esta época, o wushu foi chamado de ch'uan yung, e a arte começou a florescer  Os primeiro relatos sobre a arte marcial chinesa remontam da dinastia Xia, que data de 2100 A.C.  Sendo a China composta de 56 etnias diferentes, é natural acreditar que várias técnicas marciais foram criadas para auxiliá-las na sua sobrevivência. 

 O povo chinês e seus aspectos culturais contam com aproximadamente 5.000 anos de existência, ainda que certo elementos sejam de caráter mitológico. Apesar dos registros arqueológicos sobre a China datarem dos períodos mesolítico e neolítico (artefatos de cerâmica e pequenas pedras em forma de faca e pontas-de-lança), mas a primeira estrutura social organizada sob forma de dinastia é a Xia (2100 a 1751 a.c.), datada entre os séculos 21 e 16 a.c., fundada pelo imperador Yu (2205 a 2197 a.c.). 

  Os confrontos entre os diversos grupos obrigavam aos guerreiros a se aprimorarem cada vez mais com intensos treinamentos e a idealização de várias técnicas diferentes, para que assim pudessem surpreender seus adversários. 

Estes constantes confrontos, que se arrastaram durante toda a história da China, forçaram as artes marciais chinesas a evoluírem e se tornarem altamente eficientes.  Para esta evolução também contribuíram outros fatores, tais como a incorporação da filosofia e da medicina às técnicas marciais, valorizando assim a conduta moral de seus praticantes e a preservação da saúde, tornando o Kung Fu não apenas uma técnica de luta e sim um caminho de vida. Sistema de artes marciais internas associadas aos templos das montanhas Wudang , onde existem os templos dos mestres taoístas



                   O Tao Yin  dǎoyǐn


 導引: dǎoyǐn   - guiar, liderar, conduzir,   - admitir, puxar, assimilar. 

Os dois termos, "conduzir" e "assimilar", estabelecem uma relação Yin Yang de ação e não-ação, indicando o princípio de aprendizado do natural a ser seguido na prática. Teve sua origem e foi desenvolvido desde uma época desconhecida da pré-história chinesa, talvez a partir de danças tribais e de práticas xamânicas

Há referências à sua prática anteriores a 500 a.C..

Há indicações de que foi sistematizado pelos taoístas no Período dos Reinos Combatentes (403 - 221 a.C.

É praticado ainda hoje em monastérios chineses Taoístas como os das Montanhas Wudang como método para assegurar a saúde e cultivar o espírito. O Tao Yin também é ensinado atualmente sob o nome do de "Daoyin Yangsheng Gong" na Universidade de Educação Física de Beijing.  

Tao Yin (chinês: dǎoyǐn) é um têrmo chinês associado às práticas de meditação de origem taoísta desenvolvida na China. 

Este tipo de meditação também é conhecido como sentar na calma. O conceito de wu wei, não-ação, é um dos princípios básicos para a realização no tao yin.



 

                Qigong  ou (chi kung)


气功;  Gong ou kung significa trabalho, e qi ou chi tem várias traduções possíveis, sendo uma das mais precisas “sopro vital”. A tradução mais popular é sem dúvida “energia”, que não chega a ser uma má tradução desde que não se faça confusão com o conceito físico de energia. Assim, qigong (chi kung) significa literalmente “trabalho sobre o sopro vital”. O termo qigong (chi kung) pode ser aplicado então a qualquer exercício que vise influenciar a circulação do sopro vital no corpo humano

Nos tempos antigos o qigong (chi kung) recebeu vários nomes diferentes, como xingqi (promover e circular o qi), fuqi (tomar qi), tuna (expirar e inspirar), daoyin (induzir e conduzir o qi), shushu (contar a respiração), zuochan (meditação sentada), shiqi (viver do qi), jingzuo (sentar quieto), e wogong (exercício deitado), entre outros.


Um dos documentos históricos mais antigos retratando o que atualmente conhecemos como Chi Kung é o diagrama pintado em seda encontrado na tumba da cidade chinesa de Ma Wang Tui, datado do período da Dinastia Han.   Derivado de técnicas milenares do Tao Yin, o Chi Kung como é conhecido nos dias de hoje remonta à época da Dinastia Han (206 aC - 220 dC), quando começou a ser sistematizado. 

O próprio uso do termo Chi Kung é relativamente recente, data do início do século XX, sendo utilizado atualmente para referir-se a múltiplos exercícios, destinados a desenvolver a força física, energética, mental ou espiritual ou para fins terapêuticos, mediante a utilização da Energia Vital - Chi, ou Qi


O
Chi Kung não foi criado por um único indivíduo e resulta de milhares de anos de experiências dos chineses no uso da energia para tratar doenças, promover a saúde e longevidade, melhorar as habilidades de luta, expandir a mente, alcançar diferentes níveis de consciência e desenvolver a espiritualidade. Apesar das diversas técnicas de Chi Kung terem se desenvolvido separadamente em diversos locais da China, em muitos casos se influenciaram mutuamente. Diversos estudos científicos sobre a eficiência das práticas de Chi Kung e seus princípios estão sendo realizados atualmente.

Obs: é preciso atenção na sutileza da interpretação chinesa, pois no taiji (também transliterado como taichi), esse "ji" ou "qui" não é o mesmo "qi" (energia, ar), que o kung fu (arte marcial chinesa) bem explora como chi kung (ou qikong). O ideograma para esse "qi"() não é o mesmo do "ji" (). 

A semelhança dos sons aos ouvidos ocidentais, é verdade, colabora para a mistura dos termos. Mas, no pensamento tradicional chinês, são termos distantes com relação à prática marcial e, principalmente, quanto ao conteúdo doutrinário.






                     O Templo Shaolin


 Atualmente a meca dos praticantes de Wushu moderno, somente apareceu na china por volta de ( 502 a.c )  e foi nesse mosteiro, perto de Cantão, que se desenvolveram os principais e mais famosos estilos de wushu praticados hoje

Quase mil anos depois da morte de Buda "segundo a lenda", entre ( 502-556 A.D,) um monge budista chamado Bodhidharma (também conhecido como "Ta Mo" em chinês ou "Daruma Taishi" em japonês), que era filho do Rei Sughanda e portanto, príncipe, aprendeu o Vajramushti;
 
Vajramushti do Sânscrito = Soco Real 

Vajra = Vara, bastão, Rei.

Mushti = Pancada, golpe, soco. 

O Vajramushti é provavelmente, a mais antiga arte marcial que o mundo conhece, tendo se originado na Índia antes mesmo que fossem escritos os Vedas. De origem lendária, atribui-se sua criação a Shiva, a divindade destruidora dos hindus.

Pertencendo à cultura dravidiana (povo que habitava a Índia nos tempos antigos), foi levada ao esquecimento após a invasão dos Arianos, tendo sido preservados apenas pela casta guerreira dos Kshastriya e mais tarde pelos monges nômades do Budismo. 

Bodhidharma  teria aprendido de um velho mestre chamado, Prajnatara. Em viagem à China a convite do Imperador, Lin Wu Ti, (da Dinastia Liang ) que era um admirador do Budismo, porém, seguidor de uma linha nova no Budismo com características ritualísticas e salvacionistas ou seja o Budismo de adoração, contrárias às de Bodhidharma, que pregava a meditação e a busca interior. 

Bodhidharma, dirigiu-se então ao vizinho reinado de Wei e hospedou-se no Templo Shaolin (Shorinji em  japonês), claro que essa é uma das muitas versões apresentada sobre a historia de Bodhidharma e a origem do ShaoLin. 

Entre os monges Shaolin mantinha-se preservado o verdadeiro Vajramushti, que como recurso à meditação e ao desenvolvimento do espírito passou a ser chamado em chinês, "Ch'an Tao Chuan" ou 
(A arte dos punhos no caminho da meditação). 

Originalmente o estilo de ShaoLin começou como as 18 Mãos de Lo Han, posteriormente evoluiu para 72 movimentos pelas mãos de um jovem monge de nome Chueh Yuan, não muito tempo depois, durante uma viagem, o jovem monge viu um homem de idade avançada ser atacado por vários bandidos e ficou espantado com a destreza com que o ancião lidara e imobilizara os seus atacantes, então convidou-o a ir a ShaoLin e lá, juntos, aperfeiçoaram os 72 movimentos para 170 que são a evolução final do estilo de punho de ShaoLin

É do conhecimento de muitos que os monges budista do shaoLin mesclou técnicas indianas como Vajramushti e as tecnicas de yoga com as técnicas e estilos wushu chineses e técnicas de Tao Yin ou  dǎoyǐn, e qigong também de origens chinesa que se referem ao trabalho ou exercício de cultivo da energia vital.

 

                                      Templos antigos 


É do conhecimento de muitos que existiram  5 templos famosos  na China sendo que nem todos existiram simultaneamente:




                           TEMPLO DE HONAN 

 Sem dúvida o mais famoso pois é o que mais aparece  nos documentários sobre Kung Fu, este templo foi totalmente reconstruído e hoje abriga muitos monges sendo que alguns são atores cuja finalidade é de guiarem os turistas pelos grandes  salões. Sua reconstrução deu-se em meados de 1920 e sua destruição deu-se por conseqüência da Revolta dos boxers em 1901


 Sem dúvida o mais famoso pois é o que mais aparece  nos documentários sobre Kung Fu, este templo foi totalmente reconstruído e hoje abriga muitos monges sendo que alguns são atores cuja finalidade é de guiarem os turistas pelos grandes  salões. Sua reconstrução deu-se em meados de 1920 e sua destruição deu-se por conseqüência da Revolta dos boxers em 1901

Durante a história o templo de Honan foi o foco dos maiores monges seniores de ShaoLin.



                           TEMPLO DE FUKIEN

 Originalmente não foi um templo ShaoLin mas. Muito maior que o de Honan, Fukien  serviu de reforço enquanto Honan estava sob ataque ou em intervenções políticas. Também foi destruído em 1901 Foi queimado durante a rebelião dos "Boxer". Sua  reconstrução deu-se em 1980.

Provavelmente construído na mesma época que o Templo de Honan uma vertente Budista. Foi integrada a ordem Shaolin por volta de 650



                          TEMPLO DE KWUANGTUNG

  Escola do Sul. Templo de onde surgiram estilos como o Choi Li Fut, Serpente, Tigre Negro de Shangtun e Técnicas de chutes da família Tan. Foi construído nos fins dos anos de 1700 como um Templo Shaolin, em uma montanha que possuía privilegiada visão do oceano perto de Shangai. Este Templo Cantonês era perto ( 150 milhas sul ) do Templo Fukien, e foi origem de muitos estilos do Sul, incluindo Choy Lay Fut e Dragão ( estilos surgidos em um lugar e modificados em outros). Bombardeado durante a Guerra Civil após 1901. 



                           TEMPLO WUTANG

 Famoso templo taoista Também conhecido como templo do tigre, localizado próximo à cidade de Wutang, construído em uma área politicamente instável e consequentemente vez por outra sitiado por algum exército. Incorporado ao ShaoLin em cerca de ( 800 d.c ) e de lá saíram muitos lutadores de opinião política contrária como a exemplo o monge Pak Mei que posteriormente deslocou-se para Honan.



                           TEMPLO MEI SHAN

 Conhecida também como o Templo da Garça Branca, ao norte e servia primordialmente como uma gigantesca biblioteca e templo médico. 

Originalmente fora um templo Taoísta e só após algum tempo incorporado ao ShaoLin(1500 d.c). A estrutura do templo já foi utilizada Poe exércitos como o de Mao Tze Tung e Shang Kai Shek e reconstruído em 1970

Atualmente o templo serve de quartel general para o serviço de proteção às florestas de bambu de Szechuan e centro de pesquisa dos pandas.

O período dos Estados Guerreiros (480-221 a.C.) produziu muitos estrategistas que enfatizavam a importância do Wushu na construção de um forte exército. 

Conforme mencionado por Sun-tzu (A Arte da Guerra),

"Exercícios de Shuai Jiao e ataque fortalecem o físico do guerreiro". 

Dos notáveis mestres de Wushu em lutas de espadas naquele tempo, muitos eram mulheres. Uma delas, Yuenu, foi convidada pelo Imperador Goujian, para expor suas teorias sobre a arte de esgrimista. O termo oficial para o wushu naquela época era xi xi uhu  (os mesmos caracteres que usados para o ju jutsu japonês).


Durante o Período dos Reinos Combatentes, surgiram muitas escolas que usavam técnicas com espada. Da dinastia Han (206 a.C.-220 d.C.) até a dinastia Tang (618-907), a arte de luta com espada foi abarcando um conteúdo artístico cada vez mais rico. Por exemplo, as “Três Cúpulas” da dinastia Tang são: os poemas de Li Bai, a técnica artística de espada de Pei Min, e a caligrafia de Zhang Xu. Olhando para trás, podemos ver que, assim como a poesia, a técnica da espada atingiu o seu auge durante a dinastia Tang. 

Os templos da Montanha Wudang foram destruídos entre o final da dinastia Yuan e o começo da dinastia Ming (1368-1644). Após a dinastia Song (960-1279) e Yuan (1271-1368), o taoista Zhang Sanfeng, durante sua jornada espiritual rumo à iluminação, fundou o Tai Chi Quan. Nas dinastias Ming (1368-1644) e Qing (1644-1912), As artes marciais chinesas se originaram da antiga cultura tradicional chinesa, portanto, elas possuem profundos significados e conteúdos internos. 


Derivaram inicialmente do taoísmo, que está intimamente relacionado ao cultivo pessoal ou auto aperfeiçoamento. 


Seus componentes básicos são o cultivo da virtude, a técnica artística, cuidar da saúde e a longevidade, melhorar o desenvolvimento físico, a autodefesa e a prevenção da violência. 


Enquanto isso, estilos externos de artes marciais foram criados e divulgados entre o público em geral. Eles são conhecidos por sua elegância, transparência e agilidade. 

Estilos internos enfatizam o desenvolvimento interno da pessoa e o cultivo interno, enquanto que os estilos externos vêm de fora para dentro, com ênfase em formas físicas e a formação do corpo, mente e espírito juntos. Não possuem uma grande ênfase na suavidade. 


Os monges budistas se desenvolveram enormemente nas Artes Marciais e o Templo Shaolin ficou mais famoso como centro de Artes Marciais do que de budismo, efetivamente, chegando a confundir a historia das artes marciais chinesas muitos acreditam que a origem do kung fu vem do templo ShaoLin.  

As raízes de ShaoLin sempre foram únicas e misteriosas. 

O fato de não se aceitar mulheres nos templos também é um fato de controvérsias, pois muitos estilos de kung fu têm como criadoras mulheres a exemplo do Dragão do sul e o Wing Chun outro estilo do sul.  

Uma afirmação muito comum feita erroneamente por pessoas, inclusive mestres de artes márcias chinesas, é que  todos os estilos kung fu teve origem nos templos shaolin logo dizem que as artes márcias chinesas vieram da Índia.  

O que é claramente um erro tais afirmações que ignoram totalmente a historia milenar do Wushu, pois muitos estilos chineses não têm nada a ver com as formas e técnicas indianas ensinadas, e fundidas do shaolin, e são até mais antigos que a próprio historia de Buda, como podemos constatar fazendo uma breve pesquisa sobre Historia do wushu. 





O kung fu é o termo mais popular hoje em dia para se referir ao wushu "as artes marciais chinesas", que foi inserido nos vocabulários Inglês e Chinês somente recentemente, porque tem que se começar uma discussão sobre kung fu com história chinesa antiga. 

Porém de fato o " kung fu" de hoje inclui uma combinação das artes marciais, técnicas e treinamentos e vários métodos de manutenção da saúde, esporte,auto defesa e filosofia de vida praticada pelas pessoas de tempos antigos até o presente. 




               O Wushu ilustrado da forma mais verdadeira (na parede da academia do tuchy-foashy).