sábado, 21 de abril de 2012

Qual o significado do termo SHAOLIN?

      O termo "shaolin" já era utilizado provavelmente há centenas de anos, antes da criação do templo shaolin. Não se sabe ao certo  quando foi criado, mas sabemos que significa Jovem Floresta; esse termo era usado pelos mestres para ensinar aos discípulos que seu corpo tem que ser igual a uma jovem floresta: forte e flexível.

 Era uma maneira de ensinar que o corpo tem que trabalhar em conjunto, seus movimentos podem ser ágeis e precisos (flexível), e ao mesmo tempo potentes (forte). Certamente os monges shaolin utilizavam esse termo antes do incêndio que devastou as florestas ao redor do templo.


 Bodhidharma foi o criador Wushu chinês?  


   Quase mil anos depois da morte de Buda, "segundo uma das lendas"  entre ( 502-556 A.D,) um monge budista chamado Bodhidharma (também conhecido como "Ta Mo" em chinês ou " Daruma Taishi" em japonês), que era filho do Rei Sughanda e portanto, príncipe, aprendeu o Vajramushti de um velho mestre chamado, Prajnatara.

   Em viagem à China a convite do Imperador, Lin Wu Ti,
(da Dinastia Liang )que era um admirador do Budismo, porém, seguidor de uma linha nova no Budismo com características ritualísticas e salvacionistas, contrárias às de Bodhidharma, que pregava a meditação e a busca interior. Dirigiu-se então ao vizinho reinado de Wei e hospedou-se no Templo Shaolin (Shorinji em japonês).

  Valorizando o Vajramushti como auxiliar do homem em sua pesquisa interior, os monges budistas se desenvolveram enormemente nesta Arte Marcial e o Templo Shaolin ficou mais famoso como centro de Artes Marciais do que de budismo, efetivamente. O Vajramushti era, no Templo Shaolin, ensinado em segredo, devido ao seu poder como Arte Marcial, e as técnicas somente eram ensinadas às pessoas que entendessem o conhecimento de seu verdadeiro significado.

   Com o tempo ocorreu uma cisão nos propósitos do Templo. Conhecimentos de Vajramushti adicionados ao Kung-Fu antigo, originado dos tempos de Huang-Ti,
"Os primeiros registros infiéis de Kung Fu foram encontrados em ossos e cascos de jabutis da Dinastia Shang (1766 - 1122 a.C.), embora acredita-se que o Kung Fu se desenvolveu muito antes disso. Machados de pedra, facas e flechas foram desenterrados do período da China em recentes escavações. Na verdade, Huang-Ti, o terceiro dos Três Imperadores de Verão, embora alguns o considerem o primeiro imperador da China. 
 Usava espadas de cobre para o combate."
  Então foi ensinado ao povo com nome de Wu-shu Shaolin, com o objetivo de se defenderem do domínio dos oficiais corruptos do governo Manchu. 

  Mas entre os monges Shaolin mantinha-se preservado o verdadeiro Vajramushti, que como recurso à meditação e ao desenvolvimento do espírito passou a ser chamado em chinês, "Ch'an Tao Chuan" ou (A arte dos punhos no caminho da meditação).

   Então podemos divergir que o Vajramushti Não teve influencia na criação das artes marciais chinesas já que quando Bodhidharma trouxe o Vajramushti para o templo shaolin supostamente em
 502-556 A.D, o Wushu chines já existia há seculos.

templo shaolin