Técnica do corpo e da mente ou estilo da natureza
É assim que se define o estilo Tuchy Foashy, uma arte marcial que possui várias formas e técnica de combate chinesas. O estilo possui faixas raizes, estilos técnicos e baseado nas formas de estilos animais e elementos da natureza, o praticante aprende a combater armado e desarmado e todas as formas e distancias de combate.
Um breve resumo:
Esse estilo existe no Rio de Janeiro, Brasil, desde a década de 80, o método desenvolvido pelo grão-mestre Marcos Antônio é impressionante, ele conseguiu criar um método de treinamento fantástico, adaptando treinamentos de templos para academia. Os alunos fazem treinamentos duros para fortalecerem o corpo, aprendem a disciplina das artes marciais, usam meditações para fortalecer e desenvolver tanto o físico como o mental do estilo.
O grão mestre do tuchy-foashy é reconhecido por personalidades influentes do Kung-fu no Rio de Janeiro.
O praticante dessa arte precisa treinar duro tanto o corpo quanto a mente, pois para chegar a mestre dessa arte é preciso passar por varias formas de combate, desenvolver as 4 fases : instinto, contração, agilidade e pensamento rápido. E passa por duas barreiras, a 1ª em tigre, onde o praticante tem que desenvolver a primeira das 4 fases (instinto), e faz um treinamento do estilo tigre até seus dedos ficarem rígidos o suficiente para quebrar uma telha."essa barreira só é permitida para maiores de 18 anos e para as mulheres não é obrigatória concluir essa barreira, mais sim o treinamento ." E a 2ª em cegonha, um dos estilos mais difíceis até mestre: o praticante tem que conseguir entregar a100 giradas em um minuto e desenvolver as 4 fases. Nos dois últimos estilos é aonde o praticante aprende a praticar meditações, a controlar as 4 fases. Esses treinamentos são para chegar em mestre! Se o praticante almejar chegar a grão mestre ele tem que passar por mais 2 barreiras e trinta formas!