quarta-feira, 25 de abril de 2012


                    A  lenda  do Tuchy Foashy


   A lenda do Tuchy- Foashy, como a maioria das histórias antigas das origens das artes marciais no mundo, se confunde  entre  fantasia e realidade. Não sabemos realmente como aconteceu sua origem, mas passamos para nossos praticantes a historia que é passada por gerações pelos descendentes e discípulos de Tuang-Shu.


Faremos um breve resumo da história, para o melhor entendimento das pessoas que foram induzidas por pessoas, que usam da desonestidade intelectual, ou ate mesmo demonstram uma ignorância visível sobre artes marciais, tanto da forma teórica quanto da pratica, claramente essas pessoas tem uma uma preocupação pessoal, e uma visível intenção de prejudicar, eliminar a concorrência de forma covarde, desonesta e desonrosa, que não condiz com a filosofia das artes marciais, tentam desesperadamente passar uma imagem errada do Tuchy-Foashy e de seus praticantes.

 Tentam de maneiras sujas e até infantis, desmoralizar, zombar, ridicularizar fazer ataques pessoas, desferindo mentiras e fazendo provocações, e mesmo assim são incapaz de questionar e comprovar a ineficiência do treino e das técnicas do Tuchy- Foashy, que seria muito simples, fácil de comprovar mas seria uma faca de dois gumes para os questionadores, né?  

Então é mais seguro fazer postagens e tentar desmoralizar com mentiras, calunias com perfis, nomes falsos e desonestidades intelectuais passar para as pessoas que  desconhecem  o Tuchy-Foashy ou a historia das artes márcias no geral, que seus praticantes são alienados, ignorantes ao ponto de não saber diferenciar uma lenda, uma historia fantástica, diferenciar de algo real. 

 

Quem pratica, praticou ou conheceu pessoalmente o treinamento do Tuchy-Foashy, consegue entender essa diferença na pratica, na eficiência de sua forma que tentaremos passar um pouco para aqueles que ainda não viram com seus próprios olhos e tenham sua própria opinião sobre o tuchy Foashy!  




A diferença entre uma história impossível e uma  improvável:

impossível é quando não existe nenhuma  forma de provar que tenha existido.
Improvável é quando algo ou alguém não possui provas materiais exatas, mas de acordo com o resultados evidentes, de acordo com a Historia, relatos da época, pode ser improvável mas não impossível 





Segundo a lenda do Tuchy-Foashy começou aproximadamente há 2500 A.C, no norte da china. Quando ainda não existiam  dinastias e a região  ainda nem sequer era chamada de China. 

Em uma aldeia que era localizada na região norte, existiu um jovem chamado Tuang-Shu, que cansado das invasões dos bárbaros “manchus” alem dos povos nômades e invasores de outros países que faziam fronteira com essa região. 


Tuang-Shu saiu de sua aldeia à procura de uma solução para seu povo cansado dos constantes ataques desses povos que possuíam armas e um exército de centenas de homens. Andando pela floresta, percebeu que na natureza e nos animais teria ensinamentos que nenhum homem poderia lhe ensinar. Essa teoria se firmou quando ele observou um tigre atacando mais de vinte homens  estraçalhando a quase todos, só sobreviveram aqueles que conseguiram fugir. 

Depois de ter presenciado esse fato, Tuang-Shu  sonhou que estava lutando igual a um tigre, atacando os soldados manchus e derrotando todos como o tigre, ele acordou e decidiu treinar na floresta e imitar os animais. Com o passar do tempo, Tuang-shu  começa a desenvolver um estilo incrível e passou seus conhecimentos para sua família e o povo de sua aldeia, onde começaram a se rebelar  contra a tirania dos  bárbaros e saqueadores nômades que constantemente atacavam a região.

  Tuang-shu chamou o seu kung fu de TUCHY-FOASHY, (a tradução exata não sabemos, pois essa pronúncia  provavelmente era de uma língua que não existe mais como várias daquela  região), mas nos foi passado pelo Grão mestre que lhe foi passado pelo seu mestre que o significado é “técnica do corpo e da mente", e a pronuncia mais próxima em chines é mais próximo da língua chinesa atual é, 身心知識


 O Tuchy-Foashy  foi passado de geração para geração até chegar ao Brasil. Em 1975 um oriental chamado Koy Shey-Sheyg Shay comprou um sitio em Tinguá - N.I, onde ensinava  kung- fu de gratuitamente; sua única exigência era que seguissem as regras do treinamento e tivessem força vontade para enfrentar os treinamentos e aprender, pois seu objetivo era formar um Grão-mestre antes de partir. 

Segundo nosso grão mestre, entraram muitos alunos,  mas chegaram a mestre apenas dois. E apenas um chegou a Grão-mestre, que é nosso mestre Marcos Antônio. 


Esse foi o resumo de uma história milenar conhecida por poucos; História ou lenda às vezes a história de um é a lenda de outros.


Um retrato de como seria aparência de Tuang-Shu, desenhado pelo Artista Marcelo Barbosa a pedido do Grão-mestre Marcos Antônio Gomes da Silva. Essa foi uma ilustração, que segundo nosso grão mestre foi a descrição feita pelo seu mestreque por sua vez lhe foi passada por seu mestre e assim por diante.