sábado, 21 de junho de 2014

                         Saudação Kin Lai, Ching Li ou Jing LI


                                           A saudação tradicional do Kung Fu



Essa saudação é executada com ambas as mãos, sendo: a direita fechada (representando o Sol) e a esquerda aberta (representando a Lua) por cima da outra mão. O "sol" e a "Lua" formam um novo caractere denominado Ming () Significando Clareza ou esclarecimento.

A saudação Kin Lai é um costume que faz parte das tradições milenares das artes marciais chinesas. 
Ela mostra respeito mútuo um pelo outro, para ele, pelo seu trabalho e suas habilidades em fazer .

Anteriormente, a saudação teve uma aplicação prática, os artistas marciais estavam sempre cauteloso, e apertar as mãos (como na saudação ocidental) foi considerado uma ameaça ou um convite para o ataque já que as técnicas de Qin Na era muito comum na maioria dos estilos de Wushu da China antiga.



Qinná, Qin'Na ou Chin Na 秦娜:

É qualquer técnica de imobilização e controle do oponente, isto é, praticam-se golpes direcionados a específicos pontos de pressão e distensão de articulações, tendões e músculos, no fito de submeter o adversário, fazendo-o com que desista de prosseguir no eventual ataque. O nome pode ser traduzido como «pegar», «segurar»; os ideogramas chin e na significam agarrar ou segurar e controlar, respectivamente. Era uma prática usada em quase todos os estilos de artes marciais chinesas, Que é bastante utilizada nas técnicas  do Tuchy-Foashy.


Tal como no passado tentaram evitar o contato com pessoas inescrupulosas, para evitar ataques de surpresa. 


Ao cumprimentar, ter o cuidado de dobrar o polegar esquerdo, pois isso mostra "humildade".  
Se este é colocado de frente para o ser expandido, indicaria algo como "eu sou melhor que você, ou eu sou o número um" na tradição chinesa. Os quatro dedos restantes permanecer estendida e simbolizam "unindo Wushu através dos quatro mares.

Usar a inteligência (mão esquerda em palma) é mais eficiente do que usar o punho (mão direita fechada).


Outra saudação utilizada, na qual a mão esquerda fica aberta com dedo polegar fechado e mão direita fechada, a mão esquerda aberta mescla 4 principios básicos e a humildade (polegar abaixado como uma pessoa se curvando) e a mão fechada significa a força, porque a força sem os 5 princípios não é nada.

CHI-1- FIRME DE CARÁTER.

-Desenvolver responsabilidade, sinceridade, honestidade e serenidade para viver em paz, conhecer a si próprio, estabelecendo objetivos e prioridades.

HEI-2- DESPREENDIDO E ESTEJA SEMPRE PRONTO A AJUDAR O PRÓXIMO.

-Ser fiel e amigo estando sempre disposto a ajudar os companheiros de caminhada.

JUNG-3- CORAJOSO E HERÓICO.

-Auxiliar os fracos e combater os abusos, com absoluta isenção de discriminação, ajudar sempre aos necessitados e oprimidos, através da justiça, em harmonia com a força.

WAI-4- ATIVO EM TODOS OS EMPREENDIMENTOS.

-Usar da inteligência, raciocínio e disciplina para manter uma postura ativa, oportuna e responsável. Não se moldar aos aspectos das mentes das outras pessoas e estar sempre disposto ao aprimoramento do raciocínio, sendo sempre assíduo e pontual, não usar meios ilícitos e abusar da ganância para obter a riqueza e valores imorais, visto que o essencial na vida é ter SAÚDE, AMIGOS E FELICIDADE.

Por ter uma rígida base filosófica, as artes márcias chinesas ou Wushu estimula o desenvolvimento mental antes do desenvolvimento físico. Embora os dois tipos de desenvolvimento aconteçam de forma simultânea, O praticante de Tuchy Foashy percebe, depois de um tempo de treino, que sua segurança aumenta não devido sua confiança no punho, mas sua maturidade da mente.


Quem não é capaz de manter-se em harmonia com os princípios básicos do Kung fu dificilmente consegue ter um pleno desenvolvimento na prática do Tuchy Foashy.





Embora presente em todos os estilos da milenar arte marcial chinesa, são poucos os que, ao executarem, conhecem os significados tradicionais e históricos que envolvem essa saudação. Uma outra variação do siginficado é a ching li pode ser uma saudação de cortesias, Ching significa saudar ou reverenciar, enquanto li  significa cerimônia ou cortesia, ou seja, podemos entender esse termo como “saudação de cortesia”. 
O simples gesto de pousar a palma da mão esquerda estendida sobre o punho direito cerrado tem, a princípio, a interpretação de que a “mão educada” cobre a “mão agressiva”. Por essa razão, essa saudação é também compreendida como um gesto de respeito e humildade.



Na tradição do sul (Kwang Tung, Fujian, principalmente), essa saudação é chamada de Kin lai, a mão esquerda representa o “Dragão verde綠龍 que simboliza a energia yang, a energia masculina, a primavera, a direção leste, e claro, o seu significado milenar de coragem e perseverança. A mão direita representa o “Tigre branco”  白虎 que simboliza a energia ying, a energia feminina, o outono, a direção oeste, bem como o seu milenar atributo de força e proteção
Esse significado da saudação foi baseada em um antigo conto chinês narra o encontro de Lu Long (
dragão verde) e Pai Hu (tigre branco), de cujo acasalamento gerou-se muito poder, prosperidade e uma abundante energia que foi emanada por todo o universo tornando-os, por isso, inseparáveis.

O significado da saudação que  se refere ao fato da mão esquerda aberta simbolizar a lua 月亮, ao passo que a mão direita fechada simboliza o sol  太陽 , e ao se unirem as duas simbolizam a clareza 晰明 no universo do aprendizado. 


Essa saudação teve um outro significado alem desse na época das “sociedades secretas”, que tinham como objetivo lutar pela restauração da Dinastia Ming, esta derrubada pela Dinastia Ching. Os membros dessas sociedades executavam essa saudação com as mãos invertidas, ou seja, direita em palma  e esquerda em punho, sendo que a união das duas geravam a mesma interpretação. Ou seja, Ming, mas nesse caso referindo-se à dinastia pela qual lutavam para restaurar, cujo o lema era fan Ching fu Ming , algo que podemos traduzir como “Derrubar Ching e restaurar Ming”. Mais tarde, uma contra-senha derivada desta saudação chamada Wu pai xiang ,“os cinco incensos”, foi criada para proteger a integridade e manter o anonimato dos membros destas sociedades secretas.

Hoje, o Ching li ou Jing LI, seguindo as tradições sulistas chinesas, são executados ao adentrar no Wu kwan  para o Shi Fu, para os membros da família ou da associação, assim como para aqueles que tomam parte da comunidade marcial. Executá-lo antes de iniciar e ao encerrar os treinamentos técnicos demonstra respeito e gratidão, da mesma forma quando trocada entre parceiros de treino.

Claro que muitos praticantes continuaram executando essa saudação, digamos que no “automático”, porém ele só será verdadeiramente Chin li se estiver imbuído de cortesia, respeito ou gratidão.

-Diga Olá quando você se encontrar com seu mestre (isso mostra o seu respeito pelos ensinamentos que ele transmitiu), e se despedir dele. Além de cumprimentar seu mestre antes que ele cumprimenta-lo e deve manter a saudação ao peito até que seu dono para devolvê-lo.

-Cumprimente seus instrutores pela mesma razão.

-Saude quando você entrar e sair do local de treino, para mostrar respeito para os conselhos escolares ancestrais, que representa os sacrifícios dos grandes mestres do passado e seu compromisso com a disciplina.

-Cumprimente seus pares (irmãos de prática), para mostrar que o trabalho em conjunto para melhorar as qualificações.

A saudação é realizada com o espírito e o estado de alerta, é neste momento onde o aluno deve trazer toda a sua atenção, concentração e energia.

Não tenha vergonha de fazer esse gesto em uma escola de artes marciais ou de outros profissionais, uma vez que seu hábito de saudação é desenvolvido, a ação adequada virá naturalmente e ajudá-lo a apreciar o real significado das artes marciais .



No Tuchy-Foashy a saudação Kin Lai, Ching Li ou Jing LI,  e usada prezando seus princípios e seu significado original, de respeito, honra, humildade, gratidão, cordialidade, cortesia e disciplina.

sexta-feira, 25 de abril de 2014


Porque treinar uma arte marcial pode te transformar em uma pessoa melhor.

Existem várias razões para um aluno entrar para uma academia de artes marciais. Alguns entram para emagrecer, outros para aprender a autodefesa e há ainda aqueles que pretendem aumentar a autoconfiança. Seja qual for a razão que faz com que cada aluno se matricule em uma escola de Tuchy-Foashy, por exemplo, ele aprenderá algo muito importante que servirá para toda a sua vida, em todos os momentos: a atenção a si mesmo.

A atenção começa quando a pessoa se depara com a necessidade de diferenciar a esquerda da direita, a altura de um golpe, a força de seu soco ou chute, ou o controle para não machucar o colega de treino. Essa mesma atenção continua no dia seguinte ao treino, em relação aquele músculo dolorido, que o aluno nem sabia que existia. Atenção às instruções do professor, ao invés do movimento do lado de fora da área de treino.

                                      ATENÇÃO AO QUE INTERESSA

O Tuchy-Foashy foi se desenvolvendo em épocas de guerra, em batalhas onde perder a atenção significava perder a vida. Esses métodos tornavam não só os guerreiros mais fortes, mas principalmente mais atentos, em todos os momentos. Um artista marcial sabe que o desenvolvimento da sua percepção é para todo o momento. Ele sabe que é uma pessoa só, e aquela percepção ou atenção irá acompanhá-lo a qualquer lugar.

Depois de algum tempo de treino, o praticante de Tuchy-Foashy começa a perceber que suas notas na escola estão melhorando, que seu desempenho no trabalho está aumentando e que sua família está mais próxima, pois sente que está tendo mais atenção.

Esta percepção começa a se refletir em todos os aspectos da vida do aluno. Ele começa a perceber coisas sobre si mesmo que não notava antes e a prestar mais atenção aos mínimos detalhes de suas ações e atitudes. Sente a água caindo em suas mãos enquanto lava um copo, a textura da comida que está sendo mastigada, assim como o seu gosto. Também passa a perceber os aspectos físicos do seu corpo e de suas ações, que antes passavam despercebidos pela rotina e por nossa reações muitas vezes automáticas, sempre esperando o que está para acontecer e lamentando o que passou, mas nunca presente neste momento.


                                         ENSINAMENTOS MARCIAIS

O artista marcial aprende a controlar e sentir o seu corpo em primeiro lugar. Essa é a primeira e mais simples etapa, pois basta a repetição e o treino para atingi-la. Daí vem o controle da mente sobre as ações e reações do corpo. É o controle que impede que o aluno abaixe o braço, mesmo que tenha sido golpeado fortemente nele. Controlar seu próprio corpo significa não deixar que as ações externas interfiram em suas ações, usando o controle do corpo e da mente.

Esses aprendizados se refletem no dia-a-dia, quando a pessoa passa a não se afetar com as reações enérgicas do chefe ou não perder o controle ao ser fechada por outro carro na rua. Além disso, mantém a mente equilibrada com eventuais problemas familiares, não fica inerte ou indiferente, e é capaz de analisar as situações sem julgamentos para que tenha tranquilidade de chegar à melhor solução. O controle mental permite que a visão não seja nublada e os problemas passam a ser mais simples de resolver.

O praticante de artes marciais aprende na prática a experimentar a turbulência de seus pensamentos, consegue limpar a mente, organizar os pensamentos úteis e usá-los como ferramentas, e não como itens que só atrapalham. A prática da meditação, que faz parte do treino marcial, é essencial para atingir este controle da mente.



                    Filosofia nas Artes Marciais

  Filo+sofia= amigo da sabedoria, isto deve estar no seu dicionario de termos filosoficos. 
Toda arte marcial tem inspiração e orientação em uma visao(doutrina) holistica, pois nao seria arte e sim tecnica marcial. A arte marcial tem limites e deveres que regem a postura e conduta do praticante, ao ponto de sem sabermos que arte marcial ele pratica, tenhamos noçao desta doutrina.

Alguem pacifico, bondoso, que respeite os demais sao caracteristicas de um artista marcial, que conseguiria com a sua "tecnica" matar ou ferir muitas pessoas, mas como artista procura a propria evolução na pratica marcial, tornando um homem melhor. Lembre-se que muitas artes marciais foram criadas e difundidas por religiosos(monges, sacerdotes) e naturalmente tem uma relação com a forma de pensar e agir destas pessoas, influenciando o seu ser.

 O sistema marcial é completamente criado de acordo com as leis do sistema filosófico vigente. Como os sistema filosóficos orientais são bem abrangentes no que me concerne ao desenvolvimento total do ser humano, os sistemas marciais são bem abrangentes também. Os sistemas marciais sempre estiveram ligados a um fim e não sendo a própria finalidade. Ou seja os objetivos da prática marcial eram outros que não marciais.
Com o advento da prática marcial pelos monges, inicialmente a prática objetivava o desenvolvimento espiritual. Isso porque a prática exige uma concentração e disciplina enormes e é portanto muito semelhante à meditação nesse sentido. É o exercício do corpo auxiliando à mente. 

Por isso a prática de filosofia se torna uma prática auxiliar e coadjuvante no desenvolvimento pessoal e marcial.
A prática marcial é bastante pessoal ou seja não é coletiva. E isso gera um aperfeiçoamento pessoal dentro do artista, obviamente o praticante que não objetivar tais aperfeiçoamentos não os atingirá. Quando o exercício marcial é executado com fins meramente marciais o ser fica bastante alienado e geralmente se torna bem limitado no sistema. 

 Isso se deve ao fato de desviar o objeto da prática para outro que não o original. Imagine qualquer hábito que se faça diariamente, pense que se o fizer com objetivos que não o competem ele certamente não irá se cumprir exatamente como o queria! 
Por exemplo, já imaginou utilizar um fogão para lavar pratos?
 Certamente você não irá assar nada e provavelmente não lavará nenhum prato! Assim acontece com as artes marciais, logicamente não tão drástico nem radical, mas bem semelhante. 

As pessoas costumam desviar o objetivo inicial da prática marcial que durante séculos estava ligado ao desenvolvimento pessoal e filosófico.

   Além desses objetivos acredito que um praticante que não tiver um mínimo de filosofia na sua prática torna-se um assassino com os punhos. Uma arte que é a arte de lutar tem que ter limites e esses limites são impostos pela Filosofia Marcial. 

A filosofia marcial trata apenas de questões ligadas à arte e à sua execução, de modo geral organiza a mente do praticante para agir de forma coerentemente ética. 

Cada arte tem um código de conduta e isso é visível até mesmo em artes que atualmente são meramente competitivas, com isso não quero criticar os códigos de conduta, mas o código sem um estudo do mesmo se torna um pouco supérfluo.

 Talvez os códigos tenham sido criados com esta finalidade no entanto com a difusão descontrolada da arte meramente marcial, os códigos vão perdendo  o seu sentido e sua forma é mantida  apenas sobre um aspecto  material e/ou cultural.

 Qual seria um outro verdadeiro motivo para o envolvimento de diversos praticantes de artes marciais estarem envolvidos em brigas de rua, confusões entre outros? Diversão!
A prática marcial apenas por diversão torna qualquer motivo um motivo para se divertir e conseqüentemente com a diversão que mais agrada ao indivíduo. Pode parecer um pouco infantil. Eu afirmo incisivamente que é!


                   CONTROLE EMOCIONAL É LIÇÃO VALIOSA

  O Tuchy-Foashy faz com que o praticante confronte o seu pior inimigo: ele próprio, representado por suas emoções. O controle emocional exige que a pessoa analise suas responsabilidades, culpas ou ressentimentos. 

Afinal, o descontrole ocorre quando há consequências negativas de uma determinada situação. Se o artista perder o medo de errar, assumir a sua responsabilidade pelas suas ações e, principalmente, perdoar-se por tudo o que fizer de mal, estará livre do medo das emoções.

  Aí o praticante de Tuchy-Foashy conquista o pleno conhecimento de si mesmo, em todos os aspectos, o físico, o mental e o emocional. Controla todos os aspectos da sua vida. Sabe que sua vida está interligada a todas as outras, mas que tem pleno controle sobre suas próprias ações. 

O praticante de artes marciais vislumbra que aprender a lutar é o caminho, a ferramenta para desenvolver todos os aspectos do seu autoconhecimento, e pré-requisito para o seu autocontrole.

Ele aprende que toda a luta foi para combater a si mesmo, e que ele sempre seria o vencedor no final, e que não existe o inimigo externo. E quando todos chegam a este estágio de desenvolvimento não há mais lutas, somente a paz, pois a verdadeira luta é interior.

E esta é a essência e o paradoxo não só do Tuchy-Foashy, mas tambem da maioria das artes marciais: aprender a lutar para nunca mais precisar lutar...









terça-feira, 1 de janeiro de 2013


Porque o tuchy-foashy entrega certificados aos praticantes.



O Grão-Mestre Marcos Antônio Gomes da Silva, quando desenvolveu os métodos de treinamentos do Tuchy-Foashy para academia, teve que criar os exames de faixas e os certificados, pois era uma forma de manter o controle do estilo, só reconhecido com a assinatura dele. 

Muitas pessoas se passaram e ainda se passam por "mestres" e instrutores de Tuchy-Foashy ensinando estilo totalmente de forma errada, alguns desses aproveitadores que tentam ridicularizar o fato do Tuchy-Foashy emitir certificados de graduações, por motivos óbvios!

Atualmente, as únicas pessoas que podem realizar exame de graduação do Tuchy-Foashy com a permissão do nosso grão-mestre e com supervisão de seu representante direto Bruno Andrey Almeida Gomes
que responde pelo estilo da sua forma original  sem a sua presença são os seguintes mestres: 


-Cleverson Vieira Moreira
-Victor Carvalho (Lequinho)
-Wellington Dantas dos Santos (Lobato). 

Esses mestres atualmente são os únicos autorizados pelo Grão mestre do Tuchy-Foashy a realizar exames e assinar os certificados sem a sua presença na troca de faixas

Se você realizar seu exame com outros mestres e instrutores não autorizados, você estará correndo o risco de estar aprendendo o estilo de forma errada e corre o risco de sua graduação não ser reconhecida pelo Tuchy-Foashy, como já ocorreu com alguns praticantes!




Os mestres e instrutores autorizados pelo grão mestre a dar aulas de Tuchy-Foashy atualmente são:





                 Mestre: Marcus Vinícius Souza Manso
              Autorizado a ensinar até o estilo Punho curto




               




                         Mestre: Bernardo Oliveira


              

       Autorizado a ensinar até ao estilo punho curto





                      Mestre: Jorge Ricardo Araujo


                      

         Autorizado a ensinar até o estilo Punho curto*








                               Instrutor: Douglas Feijó

             


                  

Autorizado a ensinar até o estilo cegonha.

                            





         

                           Instrutor: Rafael Marcos





              Autorizado a ensinar até o estilo Tigre



             


                    
       instrutor :
Jocsã Silva



         Autorizado a ensinar até o estilo Tigre




Esses mestres e instrutores acima estão autorizados a  ensinar o Tuchy-Foashy, mas seus alunos terão que ser avaliados e só fazem exames de graduação e receberão seus certificados com as assinaturas e realizandos na presença do 
grão mestre ou de seus mestres representantes abaixo:

                       Bruno Andrey Almeida Gomes


Representante direto do grão mestre, responsável  pelas revisões e supervisões das formas do Tuchy-Foashy e das graduações dos mestres abaixo: 


Cleverson Vieira Moreira

Autorizado a ensinar, realizar e assinar exames até o estilo Lobo  do Tuchy-Foashy


                                                                                                                                                                                                                                       Victor Carvalho          

Autorizado a ensinar, realizar e assinar os exames até o estilo pata de urso do Tuchy-Foashy

        


           Wellington Dantas dos Santos
                            LOBATO

Autorizado a ensinar, realizar e assinar exames  até o estilo punho curto do Tuchy-Foashy




Existem outros instrutores e mestres de tuchy-foashy, mas atualmente só esses citados estão autorizados pelo Grão-mestre. Qualquer mudança sera informada e atualizada aqui. 


          Estilo pantera 


   Faixa preta MESTRE


O que torna uma pessoa mestre, não é apenas ter passado pelo conhecimento daquilo que se propôs a se tornar, seja em um perito ou versado em uma ciência ou arte...e sim ter absorvido o conhecimento, a pericia e a sabedoria que desenvolveu durante o aprendizado. 
No caso das artes marciais é o domínio tanto da pratica quanto na teoria de todos os estilos, faixa, desde a primeira graduação até a ultima,  capacidade de transmitir e utilizar tudo aquilo que aprendeu com maestria.


"Se não sabes, aprende; se já sabes, ensina."

-Confúcio




 Um mestre verdadeiro de Tuchy-Foashy, ou de qualquer outra arte marcial, não pode ser só mais um praticante da arte com uma faixa preta na cintura ou um certificado de mestre,  ele tem que se sentir parte do estilo, ele tem que se tornar parte do estilo ao se tornar mestre. 


Geralmente quem recebe o titulo de mestre ou algo com significado semelhante dependendo do estilo da arte marcial, ele passa a carregar a bandeira do estilo, ele geralmente é visto como a personificação da arte que pratica, quando um faixa preta comete um erro não consegue demostrar ou executar o que era para ter aprendido de forma correta na graduação que carrega, ninguém vai apontar o dedo só para ele, e sim para a arte que ele pratica, que ele carrega o nome nas costas ou melhor na faixa preta na cintura, mesmo que muita das vezes a culpa seja da maneira que o praticante chegou até a faixa preta, por não ter entendido ou aprendido corretamente os ensinamentos e por isso não consegue transmitir ou executar corretamente.  


Por isso que um praticante de Tuchy-Foashy tem que ter a consciência que um mestre não se faz apenas com uma faixa preta ou um certificado de mestre...e sim todo conhecimento absorvido desde a faixa branca até a faixa preta. Se o praticante apenas se graduou fazendo formas do estilo sem entender, sem saber usar o que cada faixa, graduação, tinha para ensinar, corre um grande risco de desmoralizar e destruir aquilo que pratica. 


De qualquer forma, mesmo que alguns achem mais prático entender a condição de mestre como um mero titulo dado a alguém que se graduou até a faixa preta,  sempre haverá outros em busca de um verdadeiro Mestre, não um instrutor, um professor, um técnico ou um bom treinador, que embora exija competência e conhecimento da arte é um pouco mais fácil ser. Um mestre no sentido amplo da palavra com igual importância, que se enquadre no sentido mais nobre do termo. Alguém com a missão de ensinar um pouco mais do que técnicas, exercicios e movimentos, que saiba conduzir os seus no caminho ideal das artes marciais e sua filosofia, além de entender e assumir integralmente sua condição humana. 



Para ser um verdadeiro mestre de tuchy-foashy não é só chegar em Pantera, mas sim ter aprendido o que é arte marcial na pratica, ter trilhado todo caminho físico e mental, ter aprendido cada lição, ter sentido cada evolução, ter feito todos os treinamentos tanto das formas como Ihanquanto aprendido, desenvolvido e praticado as técnicas de combates de cada estilo, ter entregue e ultrapassado com dedicação e trabalho duro cada barreira, cada dificuldade dos estilos, ter entendido, aprendido, questionado e experimentado na pratica, ter utilizado cada movimento e cada treinamento, cada lição tanto física como mental, ter subido degrau por degrau no Tuchy-Foashy, ter ganhado habilidades em fazer com treinamento duro e real. Pois como ensina o nosso grão mestre do Tuchy-Foashy;


"As formas, estilos do Tuchy-Foashy são como degraus de uma escada, toda escada por mais alta que seja tem o primeiro degrau, o certo, o mais seguro é subir um degrau de cada vez para se chegar ao ultimo degrau da escada."

-Grão mestre Marcos Antonio Gomes de Silva




E sempre lembrando que um faixa preta de Tuchy-Foashy ainda está engatinhado na arte, pois ainda terá que passar por mais trinta graduações para chegar a grão-mestre.






   Sobre o estilo pantera


O estilo pantera exige bastante o estudo do animal, seus movimentos são ágeis e fortes ao mesmo tempo, o instinto do animal é exigido o tempo todo nos ihans e na forma de combate. 



Estilo pantera nos ihans:


O estilo pantera é o primeiro estilo da linha de mestre, em mestre a forma tem que ser demonstrada com perfeição, é um estilo que exige o domínio das quatro fases para que saia perfeito! Em pantera aprende-se os nove tachos de poder (códigos de honra e disciplina física e mental que um mestre tem que seguir e respeitar), eles são passados no final de cada ihan que é aprendido em pantera.



As meditações de pantera:

As meditações de pantera são para desenvolver o controle total das 4 fases, além de treinamentos para o desenvolvimento do estilo.





A forma de combate de pantera:


A forma de combate em pantera é o equilíbrio e controle do instinto,da contração, da agilidade e do pensamento rápido em combate. 

O praticante aprende a controlar as 4 fases durante o combate.

O nível de combate aumenta consideravelmente apos o domínio das 4 fases em pantera, seu punho utiliza três dedos desferindo golpes de corte, ponta e segurar, agarrar o oponente com os dedos, nesse estilo o aluno aprende a usar todos os recursos não só chutes, golpes de mãos, agarrões e mordidas!





         7º estilo animal                           
                                   Punho curto



           Faixa vernelha
     com três graduaçõe
s


   O estilo punho curto é baseado no animal porco espinhoseus movimentos são precisos e rápidos, o soco parece um espinho, pois o praticante atinge o oponente com o punho fechado e o dedo indicador sobressalente formado uma ponta com o dedo dobrado. É um estilo que exige muito controle, tanto físico como mental e é preciso total conhecimento de pontos sensíveis: tendões, nervos e pontos de pressão do corpo, os golpes são curtos e na maioria das vezes tem que golpear o ataque do oponente. É um estilo que para aprendê-lo corretamente exige muito treino.

Meditações: Essenciais para o desenvolvimento do estilo.

Punho curto nos Ihans:
Punho curto na forma de ihans consiste em fazer a forma como o porco espinho, neutralizando os ataques do oponente como se fossem os espinhos. 
As formas consistem em condicionar ataques em pontos específicos do corpo. É um estilo muito agressivo e pode ser utilizado em curta distância, não diminuindo a potência dos golpes .


Punho curto na forma de combate

O combate de punho curto é muito eficiente, seus movimentos são precisos, consistem em fazer ataques rápidos que permitem atacar os ataques dos oponentes atigindo pontos de pressão, nervos, tendões e outros pontos sensíveis que são capazes de neutralizar e incapacitar o oponente com apenas um golpe. O praticante aprende a desenvolver totalmente o que no tochy-foashy chamamos de shiovaÉ um treinamento do Tuchy-Foashy que o praticante aprende a ignorar a presença do oponente, enxergando apenas os pontos onde ele deve atingi-lo, esse treinamento faz com que o praticante perca totalmente o medo de um oponente maior ou aparentemente mais forte que ele.

Esse estilo é último estilo antes de mestre, então o aluno tem que demonstrar tudo que aprendeu até aqui. 

Entregar: todas as faixas da branca até pak-sô para o seu mestre.
Combater em todas as formas em um combate avaliado pelo seu mestre.
Obs. só depois de entregar todos os estilos e fazer todo o treinamento de punho curto o aluno poderá fazer exame para faixa preta.





6º estilo animal “pak-sô


Faixa vermelha com duas graduações. 1º estilo que utiliza as meditações.

O estilo pak-sô é baseado no animal tamanduá. É o primeiro estilo do Tuchy-Foashy que utiliza o treinamento das meditações.

Meditações: No decorrer da história humana, sempre se tem afirmado que as coisas duradouras da vida estão na mente e no espírito de cada pessoa. Na antiguidade, alguns sábios desenvolveram a ciência da meditação e das práticas energéticas. Essas técnicas refinadas são benéficas para todos os níveis da vida humana. Curam e fortalecem o corpo físico, promovem a concentração e o equilíbrio da mente e proporcionam serenidade e felicidade ao espírito. Para expandir a mente e elevar a consciência, os sábios desenvolveram a meditação. Essa técnica mental incrementa a memória e a habilidade intelectual, também desenvolve a compreensão e a tolerância. A meditação aumenta a força de vontade e a capacidade de autocontrole, proporcionando ao praticante uma mente saudável, equilibrada e uma personalidade integrada

A meditação no estilo: Na verdade, o treinamento da medição começa em garça, onde o aluno aprende o treinamento da concentração. Toda meditação para começar, é preciso que o praticante chegue ao ponto zero. No Tuchy-Foashy as meditações começam em pak-sô por causa das quatro fases recém adquiridas em cegonha, então começa o treinamento do domínio do inconsciente. Para obter esse controle, o praticante vai treinar as meditações até Pantera (mestre), onde ele aprende a dominar as quatro fases. O uso das meditações em pak-so é para o controle dos golpes, a maioria dos golpes são desferidos com a palma da mão. As meditações são necessárias para desenvolvimento do estilo, pois em pak-sô o praticante tem que aprender dois tipos de golpes com as palmas das mãos; tem que atingir o oponente e desferir um golpe com a palma causando dano só na superfície do corpo, causando ardor e até queimadura (esse golpe bem aplicado pode causar bolhas de queimaduras). E o segundo golpe com a palma da mão tem que causar dano interno no oponente. Por isso é necessária as meditações para controla a força e a intensidades dos golpes.

Os ihans de pak-so: As formas de pak-so junto com as Meditações ajudam a entender os movimentos inspirados no Tamanduá e também no controle da palma de ferro, onde o praticante vai aprender o controle da intensidade do golpe.

A forma de combate de pak-so: A forma de combate de pak-so consistem em desferir golpes com as palmas das mãos, em constantes movimentos de defesas e ataques, criando uma espécie de campo de força onde o oponente não consegue ultrapassar a barreira criada pelos seus braços.




         5º Estilo animal                       Cegonha   

Junção das 4 fases - faixa vermelha com uma graduação


 Esse é considerado o estilo mais difícil até mestre, onde o aluno tem que trabalhar o controle do inconsciente, as quatro fases além da 2ª barreira do Tuchy-foashy (entregar 100 giradas em um minuto)
Como você observou nos quatro estilos anteriores o aluno trabalhou cada uma das fases, agora ele tem que usá-las juntas. Ele tem que buscar em seu inconsciente, geralmente os praticantes de tuchy-foashy adquirem as quatro fases em cegonha por causa do estilo que exige que o aluno as possua, e também a barreira das 100 giradas em um minuto. A entrega dessa barreira exige controle da respiração, equilíbrio, condicionamento e, é claro, muita dedicação e força de vontade. Nosso grão-mestre sempre disse

 “O verdadeiro estilo que define se o aluno chegará a mestre é cegonha, é onde ele mostra toda a sua vontade e respeito pelo seu treinamento”. 

Claro que os outros dois estilos não são fáceis, mas quando o aluno entra em cegonha ele ainda esta muito longe de chegar a mestre, e quando sai, esta a dois passos!

O estilo cegonha nos ihans: 

Os ihans de cegonha são muito explosivos, os chutes são rápidos e fortes, o punho em forma de bico da cegonha, corta e perfura numa velocidade incrível. Se o aluno não adquirir as quatro fases torna-se muito difícil à execução dos 10 Ihans de cegonha.


O estilo cegonha no combate: 

O combate de cegonha é muito diferente dos estilos anteriores, seu nível de agilidade é muito superior. É um estilo que geralmente utiliza as quatro fases. São movimentos de corte e perfuração muito rápidos e os chutes,  rápidos e precisos. 

É um estilo muito eficiente onde o aluno busca o tempo todo as quatro fases de seu inconsciente, busca o controle do interior, a harmonia entre o corpo e a mente nos movimentos.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012


    4º Estilo animal - “Garça


                  4ª Fase 
         Pensamento rápido 
            Faixa vermelha


Esse estilo é a ultima fase, o pensamento rápido, consiste em desenvolver reflexos em combate, precisão e agilidade em seus movimentos. Para isso exige muita concentração e ter desenvolvido completamente os estilos anteriores.

 Pensamento rápido de garça nos ihans
Consiste em movimentos rápidos e precisos, o aluno terá que usar toda agilidade de serpente para desenvolver os movimentos de garça, sendo que em garça move-se menos e seus ataques têm que ser rápidos e precisos. O aluno aprenderá a ter equilíbrio e concentração para desenvolver seus movimentos, aqui começam os exercícios de concentração.   

Pensamento rápido de garça no combate                                O combate consiste em precisão dos movimentos, como vimos nos ihans o estilo garça não se move muito como em serpente. Movem de uma maneira rápida para abrir o oponente, seus golpes são mais precisos e fortes, os chutes são precisos e rápidos - “sem sombra”. Em garça, o aluno desenvolve o pensamento rápido no combate, aprende que da postura que ele se encontra sempre terá que ter defesa, ataque e contra ataque!