Estilo pantera
Faixa preta MESTRE
O que torna uma pessoa mestre, não é apenas ter passado pelo conhecimento daquilo que se propôs a se tornar, seja em um perito ou versado em uma ciência ou arte...e sim ter absorvido o conhecimento, a pericia e a sabedoria que desenvolveu durante o aprendizado. No caso das artes marciais é o domínio tanto da pratica quanto na teoria de
todos os estilos, faixa, desde a primeira graduação até a ultima, capacidade de transmitir e utilizar tudo aquilo que aprendeu com maestria.
"Se não sabes, aprende; se já sabes, ensina."
-Confúcio
Um mestre verdadeiro de Tuchy-Foashy, ou de qualquer outra arte marcial, não pode ser só mais um praticante da arte com uma faixa preta na cintura ou um certificado de mestre, ele tem que se sentir parte do estilo, ele tem que se tornar parte do estilo ao se tornar mestre.
Geralmente quem recebe o titulo de mestre ou algo com significado semelhante dependendo do estilo da arte marcial, ele passa a carregar a bandeira do estilo, ele geralmente é visto como a personificação da arte que pratica, quando um faixa preta comete um erro não consegue demostrar ou executar o que era para ter aprendido de forma correta na graduação que carrega, ninguém vai apontar o dedo só para ele, e sim para a arte que ele pratica, que ele carrega o nome nas costas ou melhor na faixa preta na cintura, mesmo que muita das vezes a culpa seja da maneira que o praticante chegou até a faixa preta, por não ter entendido ou aprendido corretamente os ensinamentos e por isso não consegue transmitir ou executar corretamente.
Por isso que um praticante de Tuchy-Foashy tem que ter a consciência que um mestre não se faz apenas com uma faixa preta ou um certificado de mestre...e sim todo conhecimento absorvido desde a faixa branca até a faixa preta. Se o praticante apenas se graduou fazendo formas do estilo sem entender, sem saber usar o que cada faixa, graduação, tinha para ensinar, corre um grande risco de desmoralizar e destruir aquilo que pratica.
De qualquer forma, mesmo que alguns achem mais prático entender a condição de mestre como um mero titulo dado a alguém que se graduou até a faixa preta, sempre haverá outros em busca de um verdadeiro Mestre, não um instrutor, um professor, um técnico ou um bom treinador, que embora exija competência e conhecimento da arte é um pouco mais fácil ser. Um mestre no sentido amplo da palavra com igual importância, que se enquadre no sentido mais nobre do termo. Alguém com a missão de ensinar um pouco mais do que técnicas, exercicios e movimentos, que saiba conduzir os seus no caminho ideal das artes marciais e sua filosofia, além de entender e assumir integralmente sua condição humana.
Para ser um verdadeiro mestre de tuchy-foashy não é só chegar em Pantera, mas sim ter aprendido o que é arte marcial na pratica, ter trilhado todo caminho físico e mental, ter aprendido cada lição, ter sentido cada evolução, ter feito todos os treinamentos tanto das formas como “Ihan” quanto aprendido, desenvolvido e praticado as técnicas de combates de cada estilo, ter entregue e ultrapassado com dedicação e trabalho duro cada barreira, cada dificuldade dos estilos, ter entendido, aprendido, questionado e experimentado na pratica, ter utilizado cada movimento e cada treinamento, cada lição tanto física como mental, ter subido degrau por degrau no Tuchy-Foashy, ter ganhado habilidades em fazer com treinamento duro e real. Pois como ensina o nosso grão mestre do Tuchy-Foashy;
"As formas, estilos do Tuchy-Foashy são como degraus de uma escada, toda escada por mais alta que seja tem o primeiro degrau, o certo, o mais seguro é subir um degrau de cada vez para se chegar ao ultimo degrau da escada."
-Grão mestre Marcos Antonio Gomes de Silva
E sempre lembrando que um faixa preta de Tuchy-Foashy ainda está engatinhado na arte, pois ainda terá que passar por mais trinta graduações para chegar a grão-mestre.
Sobre o estilo pantera
O estilo pantera exige bastante o estudo do animal, seus movimentos são ágeis e fortes ao mesmo tempo, o instinto do animal é exigido o tempo todo nos ihans e na forma de combate.
Estilo pantera nos ihans:
O estilo pantera é o primeiro estilo da linha de mestre, em mestre a forma tem que ser demonstrada com perfeição, é um estilo que exige o domínio das quatro fases para que saia perfeito! Em pantera aprende-se os nove tachos de poder (códigos de honra e disciplina física e mental que um mestre tem que seguir e respeitar), eles são passados no final de cada ihan que é aprendido em pantera.
As meditações de pantera:
As meditações de pantera são para desenvolver o controle total das 4 fases, além de treinamentos para o desenvolvimento do estilo.
A forma de combate de pantera:
A forma de combate em pantera é o equilíbrio e controle do instinto,da contração, da agilidade e do pensamento rápido em combate.
O praticante aprende a controlar as 4 fases durante o combate.
O
nível de combate aumenta consideravelmente apos o domínio das 4 fases em pantera, seu punho utiliza três dedos desferindo
golpes de corte, ponta e segurar, agarrar o oponente com os dedos, nesse estilo o aluno aprende a usar todos os
recursos não só chutes, golpes de mãos, agarrões e mordidas!