terça-feira, 1 de janeiro de 2013


         5º Estilo animal                       Cegonha   

Junção das 4 fases - faixa vermelha com uma graduação


 Esse é considerado o estilo mais difícil até mestre, onde o aluno tem que trabalhar o controle do inconsciente, as quatro fases além da 2ª barreira do Tuchy-foashy (entregar 100 giradas em um minuto)
Como você observou nos quatro estilos anteriores o aluno trabalhou cada uma das fases, agora ele tem que usá-las juntas. Ele tem que buscar em seu inconsciente, geralmente os praticantes de tuchy-foashy adquirem as quatro fases em cegonha por causa do estilo que exige que o aluno as possua, e também a barreira das 100 giradas em um minuto. A entrega dessa barreira exige controle da respiração, equilíbrio, condicionamento e, é claro, muita dedicação e força de vontade. Nosso grão-mestre sempre disse

 “O verdadeiro estilo que define se o aluno chegará a mestre é cegonha, é onde ele mostra toda a sua vontade e respeito pelo seu treinamento”. 

Claro que os outros dois estilos não são fáceis, mas quando o aluno entra em cegonha ele ainda esta muito longe de chegar a mestre, e quando sai, esta a dois passos!

O estilo cegonha nos ihans: 

Os ihans de cegonha são muito explosivos, os chutes são rápidos e fortes, o punho em forma de bico da cegonha, corta e perfura numa velocidade incrível. Se o aluno não adquirir as quatro fases torna-se muito difícil à execução dos 10 Ihans de cegonha.


O estilo cegonha no combate: 

O combate de cegonha é muito diferente dos estilos anteriores, seu nível de agilidade é muito superior. É um estilo que geralmente utiliza as quatro fases. São movimentos de corte e perfuração muito rápidos e os chutes,  rápidos e precisos. 

É um estilo muito eficiente onde o aluno busca o tempo todo as quatro fases de seu inconsciente, busca o controle do interior, a harmonia entre o corpo e a mente nos movimentos.