quinta-feira, 2 de novembro de 2017


                           O que é arte marcial? 

                       O que significa esse termo? 

                                 De onde vem?




Esse termo criado no ocidente mais precisamente na cultura europeia greco-romana, refere-se, às habilidades de guerrear e de lutar, de se auto defender de um agressor, inimigo que segundo a mitologia greco-romano foram ensinadas aos homens por Marte é o deus romano da guerra, bem como seu correspondente Ares na mitologia grega . Há também Cariocecus ou Mars Cariocecus que é o deus lusitano da guerra, e sem falar deus proto-indo-europeu Perkwunos, que também produziu o Thor nórdico e vários deuses nas religiões bálticas e védicas... Surge a partir daí o nome MARCIAL. Já a palavra arte vem do latim ars, e significa TÉCNICA, sendo compreendida também no mundo antigo como qualquer atividade humana ligada a manifestações de estética e de comunicação. De modo geral, as artes marciais, ou militares, como também são conhecidas, abrangem as práticas utilizadas por exércitos em casos de confronto direto homem a homem.,

Mas ao contrário do que muitos possam imaginar, o objetivo primário das artes marciais foi  a auto defesa contra um inimigo armado ou desarmado, mais forte ou mais ágil ou em maior numero, as origens mais remotas da arte marcial são da pré-história, quando o homem primitivo, de uso de um pedaço de pau, pedra, ou osso, golpeou seu semelhante, ou mesmo animais selvagens, em situações de combate. Tais técnicas foram se aperfeiçoando gradativamente e transmitidas às gerações posteriores. 
Todos os sistemas de combate primitivos que surgiram na pré-história floresceram, praticamente, em todas as partes do mundo. Métodos mais eficazes de eliminar o inimigo foram criados, estudados, aperfeiçoados e ensinados durante toda a história da humanidade. 

O combate armado e desarmado era um costume tradicional de todas as culturas antigas orientais e ocidentais.

O conceito de arte marcial conhecido hoje não surgiu na Grécia, ou na Roma antiga. Tem boa parte de suas raízes encontradas na Mesopotâmia. “As invasões dos povos arianos  (oriundos da Ásia Central)  culminaram na conquista de praticamente todo o Mundo Clássico, desde a Irlanda até a Índia, do Egito às tundras da Rússia. 

A tradição guerreira dos ARIANOS se mesclou à tradição do Yoga Hindu, incluindo as técnicas transcendentais de respiração, meditação, visualização e concentração.


Muitos hoje em dia confunde o termo genérico que alguns  povos deram para suas artes marciais, confunde erroneamente com estilos de artes marciais específicas e originais de um país ou região por exemplo:

 
-Na India antiga  o termo genérico para  arte marcial pode ser o  Kalaripayit é uma combinação de duas palavras usadas pelo povo de Kerala, que fala a língua malaiala. Kalari significa “lugar” ou “campo de batalha”, e payit significa “práticas”. Portanto, o termo significa literalmente “treinamento ou prática para batalha. GUERRA”.

Esses termo tem aproximadamente seis a oito mil anos de existência. kalaripayit compreende dois grandes estilos que, por se distribuírem segundo uma divisão geográfica, são conhecidos como estilos do norte e do sul.  

O estilo do norte é praticado principalmente pelos Nayars, povo de língua malaiala que segue a tradição cultural ariana do norte da Índia. 


Já a região mais meridional da Índia é ocupada por povos de língua tâmil, descendentes dos mais antigos habitantes da região que praticam o estilo do sul. Esse estilo também é ensinado em Madras, mas, provavelmente, somente pelos imigrantes tâmiles.






-Na China antiga, o Wushu ou Kung Fu, "Kung Fu é conhecido como um Termo genérico estilos de artes marciais chinesas, a principio pelo ocidente...tradução literal desta palavra em mandarim para o português é “trabalho duro” ou “tempo e habilidade”, sendo que para os chineses esta expressão também é usada para se referir a algo que foi adquirido com muito esforço e competência dedicação e força de vontade." 

O termo generico chines especifico paras as artes márcias chinesas è WUSHU, "武 Wu’ significa parar a guerra, o segundo ideograma " 术 Shu"= arte, ferramenta, operar; ” Juntos podemos traduzir a arte de parar a guerra, conter, ou dominar a guerra. 

Os antigos chineses quando diziam entrar em guerra afirmavam ‘levantar armas contra’, tais métodos evoluíram com o tempo mesclando as artes marciais de vizinhos de fronteiras e de experiencias em combates com outros povos ou até na troca de conhecimentos cordiais. 

O exemplo mais famoso dessa fusão do wushu foi com  artes marciais indianas através do budismo de adoração dos templos shaolim, sendo que as tradições guerreiras tornaram-se meios de cultivo da mente, corpo e espirito. Quando o Budismo foi trazido para a china se fundiu às culturas de meditação, ética, medicina, filosofia e educação, como o Taoismo, Confucionismo, Medicina chinesa, além das artes de combate chinesas já existente. As artes marciais modernas que conhecemos hoje, provêm desse conceito mesclado de cultura, artes de combate e medicina, sendo que uma boa parte não faz parte da fusão do shaolim”. 
O wushu facilmente verificável é o pai das artes marciais mais famosas conhecidas por nós na atualidade, como o Judô, Jiu-Jitsu, Aikido Karatê,Viet Vo Dao, Muay Boram, Kuntao, kali...etc

 As artes márcias chinesas provavelmente  seja uma das mais antigas, evoluída em combates corpo a corpo, tendo de cinco a sete mil anos de existência, já que os primeiros registros pouco precisos de artes marciais chinesas  foram encontrados em ossos e cascos de tartarugas da Dinastia Shang (1766 - 1122 a.C.)... e com certeza foi a mais transmitida e praticada, por países, continentes, onde suas formas foram adaptadas, mescladas e chamadas por nomes nativos, diferentes, e suas  formas originais usadas como base para muitas artes márcias que existe no mundo hoje em dia, variando de acordo com o país ou região que teve acesso as técnicas de wushu. Mas por mais que tenha sido modificadas a essência das artes márcias chinesa e reconhecida em todo mundo seja qual for o nome dado para ela.




-No japão o termos genéricos para artes marciais Budô e Bujutsu tem algumas diferenças que alguns confundem ou  desconhecem. 

Budô (武道) é um termo para designar as Artes Marciais Japonesas. Também trata-se de um termo utilizado para descrever o estilo de vida dos praticantes dessas artes, literalmente o caminho do guerreiro  no qual engloba uma série de aspectos físicos, filosóficos e morais, com foco no auto-aperfeiçoamento, disciplina e crescimento pessoal e espiritual. 

Bujutsu é um composto de raízes bu (em japonês: ) e jutsu (em japonês: 术:じゅつ) que significa ciência, ofício, ou arte. O budô é mais freqüentemente traduzido como "o caminho da guerra", ou "caminho marcial ", enquanto bujutsu é traduzido como arte da guerra, "ciência da guerra" ou "ofício marcial". No entanto ambos, budô e bujutsu, são utilizados com o termo genérico para "arte marcial japonesa".




-Na Indonésia e Malásia O termo para arte marcial é Silat, "a palavra silat é de origem indonésia, mais comumente utilizada na ilha de Sumatra. O substantivo silat tem um formidável arsenal de termos utilizados para referir-se a artes marciais no Sudeste da Ásia". Pode-se dizer, na Malásia como seni silat (arte do silat), seni bela-diri (arte da auto-defesa) e algumas vezes ilmu silat  (conhecimento de silat).  


O Silat um termo genérico usado para generalizar as formas de artes marciais do arquipélago malaio e da península malaia no sudeste asiático. Originalmente desenvolvido onde são hoje a Indonésia, a Malásia Peninsular, o sul da Tailândia e Singapura, também era tradicionalmente praticado em Brunei, Filipinas, Camboja, Mianmar e Vietnã. 


Como resultado, ela está intimamente relacionado a outras artes marciais do sudeste asiático, incluindo o krabi krabong e a eskrima. Os praticantes são chamados de pesilat.

 A fusão de silat com estilos chineses é conhecido como kuntao. A palavra silat é de origem indonésia, mais comumente utilizada na ilha de Sumatra.






-No vietinan termo genérico para artes marcial é VIET VO DAO,  o termo Viet Vo Dao significa literalmente:  "O caminho da Arte Marcial Vietnamita". Sua origem esta relacionada à uma época em que o Vietnã geográfica e historicamente ainda fazia parte da China.  Việt Võ Đạo, desenvolveu-se sobretudo num contexto de defesa aos ataques estrangeiros recebendo, simultaneamente, influências da ocupação estrangeira, sobretudo dos chineses. 

Ao longo de vários séculos com lutas civis, mudanças de dinastias, conquistas estrangeiras e guerrilhas variadas os mestres de artes marciais de origem vietnamita utilizaram os conhecimentos que possuíam das artes marciais chinesas e desenvolveram uma forma única e particular de arte marcial. Estas artes marciais eram utilizadas pelos reis vietnamitas no treino das suas tropas e na defesa nacional contra as invasões. As famílias de clãs e os templos budistas também cultivaram uma variedade de estilos para defesa pessoal em disputas nacionais. desenvolveu-se sobretudo num contexto de defesa aos ataques estrangeiros recebendo, simultaneamente, influências da ocupação estrangeira, sobretudo dos chineses. 




-O que pode ser uma arte marcial?


A  arte marcial no geral pode ser qualquer forma preparação de combate, técnica, sistema de auto defesa seja ele militar ou camponês, seja tradicional ou moderno, seja original ou não. O que realmente importava antigamente e que deveria importa até hoje, é o conhecimento a cultura, a filosofia de paz harmonia através da auto defesa, técnicas e principalmente ser uma forma eficiente de combate, era o que realmente que importava para um guerreiro, um exercito, um povo.  

O principal objetivo era se defender, se manter vivo em batalhas, se o estilo do oponente era mais forte aprendia como neutraliza-lo, ficavam mais forte, mais ágil, criavam novos movimentos ou até mesmo copiava, aprendia, adaptava, modificava com o conhecimento adquirido no combate, quando não se fundia ao estilo e a forma do oponente e criavam um terceiro estilo de arte marcial, como foi a criação de uma grande maioria de estilos comprovado historicamente e de conhecimento de todos que estudam, pesquisam as origens das artes marciais no mundo... criadores de estilos famosos criaram seus estilos através da troca de experiencias em combate, ou até mesmo de aprendizagens tradicionais com mestres de outros estilos, de outras regiões, países e continentes. 

E assim nascia uma forma nova, mais eficiente de combate, de arte marcial, pois nenhum guerreiro se prendia a uma forma que não garantisse a sua vitoria, sua sobrevivência nas batalhas corpo a corpo com seus adversários.  

Já hoje em dia muitas das artes marciais saíram dos campos de batalhas e migraram para as competições esportivas e exibições culturais, e foram blindadas com regras, juízes e termos tradicionais, franquias que possibilita, "o parecer ser mais importante que ser",  onde um nome famoso, uma historia ou lenda, crença, conveniência de franquias tradicionais valem mais que a eficiência e o conceito original do que é ser Arte Marcial

Mesmo hoje em dia a maioria das artes marciais terem  sofrido essas modificações, um artista marcial verdadeiro e honesto com ele mesmo não se esconde nessa postura de blindagens e subterfúgios para parecer ser, sem precisar ser,  pois ele sabe que um dia a vida pode testar seus conhecimentos em uma situação onde realmente terá que se auto defender sem regras, juízes, hierarquias, ou como é muito comum hoje em dia se proteger atrás de telas de computadores, não vai adiantar falar para o seu oponente que o que ele pratica é arte marcial ou não, e sim você se peguntar sou capaz de me defender com a minha arte marcial? 
Eu consigo me defender de um agressor realmente?
Isso que eu faço é uma arte marcial?  

Pois nesse momento de confronto real vai prevalecer o que você sabe fazer, seu conhecimento adquirido na pratica, seu trabalho duro de messes, anos, décadas de treinamento para ter habilidades em fazer, se for preciso fazer!  

Não vai fazer nenhuma diferença o nome, origem,linhagem, termo correto, muito menos desmerecer, caluniar, zombar, prejulgar as habilidades e o conhecimento de seus oponentes ou concorrentes...o que realmente vai importar é o que você possui, o seu conhecimento, suas habilidades em fazer, de se defender de verdade.


Se você realmente não quer ser enganado por ninguém, nem por você mesmo, faça esse auto questionamento, ai você não precisara perguntar para ninguém se o que você pratica é uma arte marcial!