domingo, 27 de maio de 2012


            Faixas raízes

As quatro primeiras faixas são os primeiros passos do praticante de Tuchy- Foashy; essas faixas são bases, a raiz de todo o estilo. 

Segundo nosso grão-mestre, quando aprendeu o Tuchy-Foashy essas divisões das faixas raízes, não existia ele levou 8 meses para concluir os ensinamentos básicos do estilo. 

Então quando ele começou a ensinar ele dividiu primeiro em duas faixas: branca e azul; resumiu alguns treinamentos, de 8 meses os praticantes passaram a terminar em quatro meses, diminuiu o tempo, mas ele percebeu que os alunos chegavam sem preparo no primeiro estilo técnico, então ele pediu que o Mestre Bruno Andreyfilho do Grão-mestre (que depois de nosso grão-mestre ele é o mais graduado no tuchy-foashy),  analisasse junto com outros instrutores as dificuldades dos alunos e introduzisse mais duas faixas intermediárias para facilitar a introdução as formas, os estilos que formam o Tuchy-Foashy,  que começam a partir da faixa marrom! 

E assim foram criadas as faixas intermediarias branca ponta azul e a azul ponta marrom.

Não se esquecendo que essas faixas raizes não fazem parte dos 10 estilos que formam um mestre de Tuchy-Foashy, essas alterações não modificaram o estilo em nada, só facilitou o aprendizado do praticante.




          1ª Faixa - Branca


É a introdução ao caminho do Tuchy-Foashy, pois nela o praticante começa a aprender princípios básicos de todo estilo. Nessa faixa o aluno aprende a socar,chutar, ter postura, usar contração nos golpes usando a respiração na potencia dos golpes, atacar e se defender em base, e utilizar nos combates o que aprendeu na faixa.



Treinamentos obrigatórios para o desenvolvimento do estilo:



Shengu: 

É um treinamento que começa na faixa branca e será usado até  grão-mestre.
O shengu é um combate imaginário onde o praticante desenvolve o seu global ( global e toda a arte que o aluno possui do estilo), e o condicionamento físico, o tempo minimo de 1 minuto na faixa branca até chegar a 4 horas, é claro que o tempo aumenta de acordo com desenvolvimento físico e técnico do praticante. 



Treinamentos de giradas:


Esse treinamento é para o aluno começar a treinar para entregar as 100 giradas em 1 minuto (2º barreira do tuchy-foashy) começa com 10 giradas na branca ponta azul e vai aumentando 10 giradas até chegar em cegonha. Somente as faixas branca e azul não são obrigatória a entrega das giradas. 




O que contem a faixa branca do Tuchy-Foashy:



Ataques: 
São combinações de ataques onde o praticante começa a aprender desferir golpes em sequencias com contração junto com a base.  São 20 sequencias de ataques com varições de movimentos.



Katis ou formas : 
São formas, movimentos simples de alguns estilos que serão vistos mais adiante. O principal objetivo dessas formas é ensinar o praticante o principio do controle da contração através da respiração. são 10 formas básicas do Tuchy-Foashy
  


Golpes: 
São técnicas de auto defesa onde objetivo é contra atacar, imobilizar, neutralizar ataques do oponente. São 10 golpes  






 2ª Faixa - Branca ponta azul


É uma faixa auxiliar,  foi criada para continuar o aprendizado da branca e desenvolver os movimentos, combinando movimentos das técnicas de combates, aprimoramento de chutes e a introdução de defesa de armas.

Essa faixa possui:


Técnicas de combate: 
Combinação de movimentos de ataques com uma variação maior de  braços e pernas. Nessa faixa o aluno aprende  a combinar movimentos aprendidos na faixa branca,  e também tendo mais noção de defesa, ataque,combinação de golpes e mais agilidade na movimentação de base e contra ataques.
São 5 técnicas de combate.


Seqüência de perna:  
São combinações de chutes variados, essas sequencias são para que o praticante desenvolva agilidade e variações de chutes em combate. São 2 sequencias de 7 chutes.




Golpes: 
Os golpes nessa faixa visam mais o contra golpe mas também possui imobilizações. São 10 golpes.



Defesa de faca:  
São alguns contra golpes de auto defesa em possíveis situações de ataques com facas.












                 

         3ª Faixa - Azul

 É a faixa raiz mais longa, ela faz uma introdução aos 10 estilos até mestre, o aluno também  começa a tomar conhecimento dos pontos mortais; A real intenção dos ensinamentos desses pontos no corpo são para que o aluno comece a tomar consciência de seus atos, são ensinados ao praticante para que ele comece a ter autocontrole e ter consciência das consequências ao dsferir ou ser atingido nesses pontos. 


Essa faixa possui:



Técnicas de combate
Possui 10 técnicas de combates  



Katis: 
Possui 10 formas



Símbolos:  
São Movimentos formas que demostram ataques dos 10 estilos até mestre no Tuchy-Foashy



Golpes: 
Os golpes ensinados nessa faixa focam no  contra ataques. são 10 golpes



Pontos mortais:
São ensinados 7 pontos no corpo 











4ªFaixa-Azul ponta marrom

É outra faixa auxiliar assim como a branca ponta azul, foi criada para introduzir o aluno aos três estilos técnicos, todas as técnicas são voltadas a esses três estilos. É exigido que o aluno tenha desenvolvido seu treinamento de combate e a emenda de movimentos, aperfeiçoamento de bases e chutes. Resumindo, tem que ter aperfeiçoado tudo que aprendeu desde a faixa branca.



Essa faixa possui:



Técnicas de combate: 
São 5 técnicas  de combate Baseadas nos movimentos dos três estilos técnicos.



Símbolos: 
São 3 formas baseadas em cada um dos estilos técnicos .



Seqüências de pernas:
Nessa faixa as sequencias são mais complexas que as das branca ponta azul.  São 2 sequencias de pernas 


Golpes: 
Os golpes dessas faixa visam mais torções e imobilizações. São 10 golpes
   


Defesas de armas: 
Nessa faixa são ensinadas algumas técnicas de desarme de arma de fogo em curta distancia.


Todos os praticantes são obrigados a passar pelos os ensinamentos básicos do Tuchy-Foashy, pois aprendem os conceitos básicos de arte marcial, o alicerce do estilo. 


Nas faixas raízes são ensinados aos praticantes a auto defesa, as técnicas de combates baseadas nas técnicas do Tuchy-Foashy, concentração,postura, Movimentação em bases, controle da respiração nos movimentos, controle da contração, potencia e agilidade nos golpes em longa, media e curta distancia em combate. Sem esses ensinamentos dificilmente o praticante ira desenvolver corretamente os estilos técnicos a seguir .