segunda-feira, 27 de agosto de 2012


    4º Estilo animal - “Garça


                  4ª Fase 
         Pensamento rápido 
            Faixa vermelha


Esse estilo é a ultima fase, o pensamento rápido, consiste em desenvolver reflexos em combate, precisão e agilidade em seus movimentos. Para isso exige muita concentração e ter desenvolvido completamente os estilos anteriores.

 Pensamento rápido de garça nos ihans
Consiste em movimentos rápidos e precisos, o aluno terá que usar toda agilidade de serpente para desenvolver os movimentos de garça, sendo que em garça move-se menos e seus ataques têm que ser rápidos e precisos. O aluno aprenderá a ter equilíbrio e concentração para desenvolver seus movimentos, aqui começam os exercícios de concentração.   

Pensamento rápido de garça no combate                                O combate consiste em precisão dos movimentos, como vimos nos ihans o estilo garça não se move muito como em serpente. Movem de uma maneira rápida para abrir o oponente, seus golpes são mais precisos e fortes, os chutes são precisos e rápidos - “sem sombra”. Em garça, o aluno desenvolve o pensamento rápido no combate, aprende que da postura que ele se encontra sempre terá que ter defesa, ataque e contra ataque! 

domingo, 26 de agosto de 2012


   3º Estilo animal - Serpente


    3ª Fase - agilidade - faixa marrom com cinco graduações
Esse estilo consiste em o aluno desenvolver a agilidade de maneira que ele não fez até aqui, em desenvolver o estilo da serpente fazendo o laboratório do animal para pegar seu instinto e aplicando a contração de Dragão em seus ataques e defesas, é um estilo que exige o controle de seus movimentos com muita agilidade. 

A agilidade de serpente nos Ihans
 Por ter passado por um estilo pesado (dragão), o aluno terá um pouco mais de dificuldade para desenvolver a agilidade, seus movimentos, assim como em tigre, tentam reproduzir o animal, é preciso reproduzir toda a agilidade e o shaolim (conjunto de movimentos do corpo), é um estilo muito poderoso onde seus movimentos são rápidos e precisos.

 A agilidade de serpente no combate
 O combate de serpente consiste e mover seus braços como uma serpente fazendo movimentos para iludir e distrair seu oponente para atingi-lo com os braços e as pernas. Em serpente o aluno aprende o chute sem sombra (é o chute desferido sem movimentar o resto do corpo), e também a controlar sua contração; diminuindo a contração para mover com agilidade e aumentando para defender e atacar. Nesse estilo o aluno aprende novos conceitos de combate.   

sábado, 25 de agosto de 2012


            2º estilo animal
                 Dragão



 2ª fase -contração- faixa marrom com 4 graduações.


Esse estilo exige muito controle do condicionamento físico do aluno, o controle da  segunda fase, testa a vontade e a determinação, pois é um estilo pesado em que o praticante precisa ter preparo físico para enfrentar suas formas (ihans),  e aprender a combater no estilo onde terá que ter controle da contração do corpo.



        O dragão nos treinamentos dos Ihans

A contração do corpo consiste no controle de força força física através da respiração e o controle da contração muscular nos movimentos, onde você controla a intensidade da contração de zero a cem, você aprende através do controle da respiração  contraindo no momento certo usando toda contração do corpo no movimentos de defesas e ataques e economizando a força quando não entrar em contato com oponente. Isso possibilita a economia de energia se mantendo firme durante todo um combate usando o controle da energia do corpo através da respiração junto com o controle da contração muscular do corpo.  

É o primeiro estilo que testa a força de vontade do aluno. Os ihans são fortes e cansativos, justamente para o aluno aprender o controle da contração e só  consegue fazer os 10 ihans com muito treinamento e compreensão do controle da contração nos movimentos. 

Em dragão o aluno terá que usar tudo que aprendeu sobre instinto em tigre, pois o instinto sera muito importante para que o aluno até aprender o controle da contração consiga enfrentar os treinamentos de dragão e depois somar o instinto com a contração para executar o estilo com perfeição. 

                     A forma animal do Dragão

O Dragão no Tuchy-Foashy é diferente de algumas formas de dragão de outros estilos de Wushu, no Tuchy-Foashy é um estilo pesado, forte com golpes onde move se menos e os ataques são fortes, sua forma animal é mais parecida com o dragão ocidental.

O estilo dragão no Tuchy-Foashy é mais que uma forma assim como os outros estilos animais e ele é um treinamento para o aprendizado do controle da contração, por ser um ser mitológico não tem como fazer um laboratório baseado no animal então o treinamento de laboratório do animal é baseado em fenômenos naturais com força de destruição incalculáveis.  

O motivo de escolher um animal mitológico,  imaginário é porque cada pessoa possui uma estrutura corporal, possui peso e força diferentes, mas com o controle da contração seu ataque e defesa pode ficar mais forte, mais resistente no combate aprendendo a usar toda contração do seu corpo em seus golpes apenas quando necessários.      

Por ser um estilo pesado, forte onde tem que desferir golpes com muita força e usando a contração do corpo, aprenderá a ser preciso em seus ataques e a manter a contração do corpo mesmo estando exausto. 

A perda de contração, força, respiração e postura nesse estilo significa a derrota em combate!



     Usando a forma do dragão no combate:

 A forma de combate de dragão do Tuchy-Foashy consiste em manter a contração e a postura forte e agressiva do inicio ao fim do combate. Seus movimentos são retos, cruzados ou de cima para baixo ou debaixo para cima, sempre movendo em linha reta, não move nem bloqueia como os demais estilos anteriores. O fundamento básico de dragão é: 

Atacar defendendo e defender atacandoo dragão quebra a defesa e o ataque do oponente, isso por que é um estilo pesado e forte, sua movimentação tem que ser precisa e você tem que aprender a jogar 100% de sua força só na  hora do contato com o oponente. 

Entre duas pessoas movendo estilo dragão, perde aquele que perder o controle da contração e a respiração nos movimentos, pois sua movimentação diminuirá junto com a força suas defesas e seus ataques não terão mais eficácia no combate e sera atropelado pelo oponente.


segunda-feira, 20 de agosto de 2012

                    Estilos animais


A partir daqui o aluno de tuchy-foashy começa a se preparar para tornar-se um mestre. Os quatro primeiros estilos animais (tigre, dragão, serpente e garça) trabalham as 4 fases básicas de um mestre de Tuchy-Foashy que são:

-instinto
-contração
-agilidade
-pensamento rápido

O que são as 4 fases e porque é um aprendizado fundamental no Tuchy-Foashy. 

As 4 energias fundamentais para o desenvolvimento correto de um praticante de Tuchy-Foashy é o domínio do inconsciente de seu corpo e sua mente através do entendimento e controle do princípio desses 4 técnicas do corpo e da mente.

Nesses 4 primeiros estilos animais o praticante aprende através da pratica das forma e dos treinamentos basicos de cada uma delas, como utilizar, como fazer começando pelo primeiro e o fundamental para um lutador, o instinto: Em Cegonha o aluno aprende a usar as 4 fases juntas; em Pak-so, a utilizar meditações, treinamentos mentais que ajudam a desenvolver e controlar as técnicas e as quatro fases; em Punho curto, o último estilo antes de mestre, o aluno precisa usar tudo que aprendeu até agora. Pantera é o estilo de mestre, o aluno aprende a controlar as quatro fases e se torna um mestre de tuchy-foashy!

Se o aluno entender que para chegar a mestre ele tem que compreender e respeitar todas as faixas, todos os treinamentos, tanto físicos quanto mentais, desenvolver todas as formas de combates, aprender a utilizar cada estilo que aprendeu com maestria, ele saberá que se tornou um mestre de Tuchy-foashy de
VERDADE. 





     1º Estilo animal - Tigre


   1ª fase -instinto-marrom             com 3 graduações   


Porque o instinto tem que ser a primeira fase para um praticante de Tuchy-Foashy


O instinto em um lutador pode definir o resultado de uma luta, pois o instinto vai manter o lutador no combate até o final, mesmo estando em desvantagens recebendo golpes ele não vai se encolher vai continuar com a guarda alta atacando até o fim.

O ser humano com o tempo perdeu o instinto de sobrevivência através da luta, com o tempo ele trocou o instinto de se defender atacando por diálogos, barganhas, politica e outras coisas que foi diminuindo seu instinto em confrontos de vida ou morte gradativamente. 


Percebendo isso não só no Tuchy-foashy mas muitos mestre de wushu se inspiram em animais para recuperar e desenvolver o instinto de luta em seus guerreiros através da observação do instinto de sobrevivência dos animais. 


Segundo a lenda do Tuchy-Foashy seu criador Tuang Shu Shuang Leung a teve sua primeira inspiração animal  foi exatamente de um tigre onde ele observou a força, a agilidade e principalmente o instinto de sobrevivência sendo atacado por mais ou menos 20 homens e mesmo sendo ferido atacando ferozmente até sair vitorioso da batalha.  


O tigre como todo os felino possui esse instinto de luta mais agressivo quando se sente  acuado, em desvantagem, ele continua pronto para atacar com uma postura agressiva e defensiva ao mesmo tempo.  


Muita das vezes um lutador é derrotado pela falta de instinto de combate e a postura defensiva passiva de se encolher quando começa a tomar golpes ou se sentir acuado, o instinto natural dos seres humanos quando são ameaçados dessa forma é de se encolher para se proteger, correr ou de se entregar para o agressor, trabalhando o instinto animal ele mesmo acuado vai continuar atacando olhando nos olhos do oponente com a guarda alta e uma postura agressiva.

       

Para esse entendimento do aluno para ele da inicio aos treinamentos das formas animais ele ter que fazer um laboratório que consiste em estudar o animal e sua postura, forma de agir, olhar, atacar para começar a entender em seu inconsciente a forma animal,  essa parte do aprendizado consiste em pesquisar em videos, livros, revistas, se possível ver o animal de perto em zoológicos e reservas. 
Assim ele começara a formar na sua cabeça a forma animal e desenvolverá as formas de combate, fará vários treinamentos até que seus dedos fiquem fortes o suficiente para desferir uma patada de tigre em uma telha e quebrá-la que é outra parte do treinamento muito importante para o desenvolvimento do instinto. 

O aluno acima de 18 anos só poderá sair de tigre depois de passar por essa barreira. São chamadas barreiras do Tuchy-Foashy, testes que o aluno tem que concluir antes de sair do estilo. No tuchy-foashy existem quatro barreiras, duas até mestre: em tigre e em cegonha, as outras duas são depois de mestre. 

Antigamente essa barreira de tigre era obrigatória para todos, mas com o tempo se tornou opcional principalmente para praticantes menores de idade sem autorização de seus responsáveis, mas todo o treinamento de fortalecimento dos dedos são obrigatórios para todos que queiram sair desse estilo. 



                                          
                                                       A 1ª barreira do Tuchy- Foashy.








                O tigre na forma (nos Ihans)

Nos ihans o aluno aprende a fazer movimentos que imitam o tigre, a olhar, mover e se posicionar como um tigre. Os Ihans junto com os treinamentos específicos do estilo ajuda o aluno a desenvolver corretamente o instinto

É claro que sem a dedicação, a compreensão de todos os movimentos e respeito pelo treinamento exigido pelo estilo, o aluno poderá demorar muito para encontrar o instinto em tigre na sua forma. 




                Combatendo na forma do Tigre


O combate na forma do tigre do Tuchy-Foashy consiste em movimentos circulares ,semi circulares de cortes diagonais em forma de garra com contraídos dos dedos até o antebraço usando o com o peso dos ombros, atingindo o oponente com as palmas e as pontas dos dedos, rasgando, perfurando e agarrando, também usando as as pernas no conjunto de movimento do corpo como extensões dos ataques das braços

É um estilo muito forte e ágil, o instinto de tigre no combate permite que o lutador não se encolha recebendo ataques quando encurralado, nem fuja muito menos de as costas recebendo golpes, sempre contra atacando oponente de guarda alta e uma postura agressiva baseado nos estudos do animal.