quinta-feira, 21 de junho de 2012


Estilos técnicos

A partir daqui começa o aprendizado das formas de combate do Tuchy-Foashy. Esses estilos preparam o praticante para os estilos animais, são três formas de combate que exigem bastante dedicação e entendimento para o desenvolvimento das técnicas, pois a compreensão de uma forma é exigida na próxima.
Os 3 estilos técnicos possuem:


                        Contrações

Contração é um termo comum no tuchy-foashy, ela serve para definir a contração muscular do corpo que gera energia em um golpe, treinamentos de isometria e força através da respiração e treinamentos de hipertrofia junto aos movimentos de defesa ou ataque. O controle da contração e respiração é um dos principais treinamentos do Tuchy-Foashy ela começa a ser trabalhada, aprendida na faixa branca. A contração do corpo vai em uma escala de 0 a 100.



                            Ihan

Segundo nosso grão mestre Marcos Antonio, o termo ihan era usado pelo seu mestre para ensinar as formas de combate do Tuchy-Foashy. Cada estilo geralmente possui 10 Ihans, cada estilo são variados a quantidade de movimentos por Ihans. 

含 Ihan: significado "o que contêm", literalmente o que contem a forma dos movimentos, assim como outras expressões são usadas para definir a forma de fazer, a maneira de fazer que são utilizadas por outros estilos de Wushu, como:


设计 ou 架子Kati ou "jiàzi"

significa algo como a posição em uma configuração "esquema" ou, então, uma estrutura. No contexto do Kung-Fu, significa esquema ou "forma" indica um encadeamento de movimentos.

套路 tao lu: significado " rotina significa, literalmente, um caminho, rotina ou série de técnicas ou truques".


型 ou 形 xíng: significando "modelo" ou "forma", em japonês é escrito da mesma forma, mas é lido e pronunciado como kata.


權 kuen: significado forma correta ou kuen tao = caminho correto 


湯匙啊雕塑
=tchia dsu: significado, "colher da escultura, desenho ou da forma". 


Os chineses possui e já possuíram vários dialetos embora os mais falados são o cantonês e mandarim, mas embora mude a expressão, o significado é o mesmo variando de estilo pra estilo de acordo com o idioma nativo de cada região, cada mestre aprendeu a expressão que lhe foi ensinado durante seu aprendizado das formas do seu estilo de Wushu, kung fu

A origem desses termos vem de quando os mestres antigos desenvolviam, ensinavam suas formas...e cada um empregava o termo correspondente a linguá nativa de onde viviam, no final todas as expressões tem o mesmo significado para o que eles queriam definir como ensinar através das formas do seus estilos.



      Treinamentos específicos do estilo


Cada estilo tem treinamentos específicos para melhorar e agilizar o aprendizado o desenvolvimento dos estilos.



        1º Estilo técnico
          -Faixa marrom


Esse estilo é chamado de estilo base, pois ele vai dar início às formas de combate apresentadas até grão-mestre

Os movimentos desse estilo consistem em movimentos circulares, sua movimentação é sempre contrária à do oponente, o principal objetivo é conduzir, desviar, e usar o movimento do oponente para golpeá-lo usando os movimentos de suas bases e movendo o estilo de forma que ele se perca no seu proprio ataque usando movimentos de desolamentos de base juntos com seus golpes usando uma regra simples de base por exemplo, (se ele for para a direita, você vai para esquerda, se ele avançar, você recua). 

Você não ataca, você usa a força do ataque do oponente para tirar a sua base e contra golpeá-lo, aprende a concentrar sua força no momento da defesa e do ataque controlando sua  contração de 0 a 100. 


O aluno começa a aprender de uma forma mais intensa e natural a controlar a respiração junto aos movimentos e a contração do corpo. Nós o chamamos de tai-chi-shuan de combate.





       2º Estilo técnico

- Faixa marrom 1 graduação


Nesse estilo o aluno começa a desenvolver sua agilidade e o controle de sua contração de uma forma que seja ágil sem zerar a contração dos movimentos. 

Os treinamentos da faixa anterior ensinaram ao aluno a contrair o corpo de 0 a 100, agora terá que aprender manter a contração sem perde a agilidade mantendo sempre em mais ou menos 50%. 

É o que chamamos de shaolim completo "como já foi explicado no Tuchy-Foashy o termo shaolim é usado para explicar ao aluno que ele tem que ser forte e flexível usando como conjunto os movimentos do corpo”,  a maioria de seus ataques são aplicados com a ponta dos dedos indicadores, aplicados em pontos sensíveis de seu oponente como olhos, garganta e outras partes do corpo. Também é trabalhado agilidade e o controle dos chutes, é um estilo de agilidade onde o aluno aprende a ser rápido nos ataques, esquivar e atacar simultaneamente.





       3º Estilo técnico
-Faixa marrom 2 graduações

Esse é o ultimo estilo técnico, chama-se Buda, esse nome é por causa de seu primeiro punho, (Buda em chinês significa casco ou cuia e também por causa do animal tatu)

Esse estilo técnico possui dois punhos, duas formas de combate. 

A primeira forma consiste em movimentos pesados e fortes, bloqueia e ataca com muita variação de movimentos, seus golpes com os punhos são desferidos com as costas das mãos em forma de casco.

 A segunda forma consiste em movimentos rápidos capazes de interceptar os golpes ou atacar primeiro, seu punho é fechado com o dedo médio sobressalente, ele que atinge o alvo. Como já deu para perceber, esse estilo é a junção dos dois estilos anteriores


Todos os treinamentos dos dois estilos anteriores serão aplicados no terceiro. Concluindo esse estilo, o aluno estará preparado para os estilos animais.